19 de setembro de 2017
Educação Inclusiva
Educação inclusiva norteia nova metodologia aplicada em Cubatão
Do Instituto Rodrigo Mendes, o Diversa Presencial será mediado pela Seduc
Como assegurar no espaço escolar uma Educação Inclusiva de qualidade? Tal questionamento é o mote de uma atividade formativa realizada pela Secretaria da Educação neste segundo semestre. Trata-se do projeto Diversa Presencial do Instituto Rodrigo Mendes, entidade sem fins lucrativos que planeja ferramentas e práticas para qualificar escolas públicas a vivenciar a inclusão educacional.
Para replicar a metodologia do projeto em Cubatão, a Seduc organizou encontros semanais a partir desta quarta-feira (dia 20) com profissionais da rede. Nesse semestre foram convidados docentes, gestores e profissionais da UME Almerinda Monteiro de Carvalho e UME Antonio Ortega Domingues (ambas do Jardim Casqueiro). As rodas de conversa serão mediadas pelos chefes de serviço de Educação Especial e Ensino Fundamental e Médio, respectivamente Denise da Quinta e Heraldo Vicente.
Além deles, os chefes de serviço Fernando Bezerra Espíndola (Educação de Jovens e Adultos), Jovinalda Lunguinho (Educação Pré-Escolar), Rosilda Dantas (Educação Infantil) e as professoras Giselle Nascimento e Solange Dias completam a equipe da Seduc.
No auditório da Biblioteca Central, o grupo de participantes refletirá e estudará casos e situações do cotidiano escolar coletivamente. A equipe da Seduc entende que a compreensão dessas experiências pontuais nas duas unidades pode servir de referência para o alinhamento e a qualificação de práticas educacionais em toda a rede municipal.
Ressalta-se que o Diversa Presencial já é uma proposta formativa reconhecida e vivenciada por outros municípios, como nas redes públicas de Cruzeiro, Ferraz de Vasconcelos, Ibiúna, Itaquaquecetuba, Peruíbe, Poá, Santo André, Santos e São Bernardo do Campo. O planejamento e a preparação dessa formação estão sendo realizados desde julho pela equipe da Seduc, que acompanhou o desenvolvimento da metodologia por meio de encontros presenciais e participou de reuniões com Patricia Brito e Liliane Garcez, respectivamente a mediadora e a coordenadora do Diversa Presencial pelo Instituto Rodrigo Mendes.