Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

13 de junho de 2022

EDUCAÇÃOALUNOS DE GUARUJÁ REALIZAM EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA INSPIRADA EM DI CAVALCANTI E AGENOR BARBOSA

 | Jornal Acontece

Atividade envolveu releituras de quadros e poemas feitos por alunos do Ensino Fundamental II

 

Como parte da celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, a rede municipal de ensino de Guarujá vem realizando diversas ações. No último dia 6, alunos da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente (Av. Manoel da Cruz Michael, 343 – Jardim Santa Rosa) apresentaram uma coleção de pinturas, ilustrações e releituras de poemas baseados nos artistas Di Cavalcanti e Agenor Barbosa.

 

De acordo com a orientadora da unidade, Jéssica da Silva Rodrigues, desde fevereiro a escola trabalha o tema com os alunos. “Explicamos sobre a importância do centenário da Semana de Arte Moderna e o papel de ambos os autores nesse movimento, culminando em diversos trabalhos feitos por todos os alunos do Ensino Fundamental I e II”.

 

Na apresentação dos trabalhos, foram confeccionadas pinturas e ilustrações à lápis no estilo de Di Cavalcanti, junto com uma releitura moderna do quadro ‘Cinco Moças de Guaratinguetá’. O poeta Agenor Barbosa foi homenageado por meio do poema ‘Pássaros de Aço’, um dos poucos aplaudidos pelos críticos na época.

 

As professoras de arte Nair Quintal e Renata de Oliveira foram as organizadoras da apresentação e destacaram o empenho dos alunos. “Ficamos muito felizes com o resultado final. Nós aprendemos junto com os alunos sobre esses autores e poder incentivar o lado mais artístico dos estudantes foi a melhor parte”disse Nair.

 

O sentimento foi compartilhado pelos estudantes, que aprenderam e tiveram a oportunidade de expor suas habilidades para a escola. “Eu já desenhava desde o 5º ano e foi bem legal colocar um pouco do meu traço nessas obras. Além de poder aprender mais sobre esse marco cultural brasileiro, foi bastante gratificante participar”, disse o aluno do 9º ano, Julien Braga.

 

 

 

Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922

 

Desde o último dia 3, um total de 13 unidades de 6º ao 9º de ensino fundamental II realizam exposição dentro do Projeto “Cem Anos da Semana de Arte Moderna”. A programação prossegue até o dia 10 de outubro.

 

A Semana de Arte Moderna reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras: pintura, escultura e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. O evento trouxe uma ruptura ao conservadorismo estético da época e influenciou vários movimentos artísticos e culturais, até os dias de hoje.  

 

 

Foto:PMG
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

13 de junho de 2022

Alunos do Colégio ABC vivenciam experiência científica no píer do Casqueiro

Leia mais

13 de junho de 2022

Enem 2025: provas em novembro reúnem mais de 4,8 milhões de inscritos

Leia mais

13 de junho de 2022

Caminhada Cívica celebra Semana da Pátria e inauguração da AMEI Duque de Caxias em São Vicente

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.