Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

20 de fevereiro de 2018

Educadores em palestra

Seduc debate Base Nacional Comum Curricular com educadores em palestra

Representante do MEC, Silvia Donnini, esteve em PG para abordar o tema

Homologada em dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como finalidade balizar o sistema de ensino em todo País. Para elucidar e eliminar possíveis dúvidas, a Secretaria de Educação (Seduc) realizou palestra sobre o tema ministrada pela representante do Ministério da Educação (MEC), Silvia Donnini. O encontro, realizado na segunda-feira (19), reuniu mais de 200 diretores, supervisores, assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) e equipe técnica da Seduc no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim).

Diretora de formação e desenvolvimento dos profissionais da educação básica do MEC Silvia Donnini abordou todos os aspectos alusivos à Base Nacional. Desde como começaram os debates sobre a temática, o processo que percorreu até ser homologada e quais mudanças a BNCC preconiza para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. “Essa reunião mostra que Praia Grande está preparada para se debruçar nessa questão e pronta para o debate”, afirmou.
A principal mudança que a BNCC traz está diretamente relacionada a clareza dos processos de identidade da educação brasileira, uma vez que define o conjunto de aprendizagens que todos os alunos de todo o País deverão passar. Até então, cada Estado e Município do Brasil contava com um currículo educacional próprio, mas sem um eixo norteador comum, o que ocasionava distorções no nível de conhecimento do estudante dependendo da região.
Outro aspecto que apresenta alteração diz respeito à forma de se ver a educação. Até então, a preocupação limitava-se apenas ao ensinar e, com a BNCC, passa a valorizar principalmente a forma com que o aluno aprende. “Isso é fundamental. Temos que pensar nos processos de aprendizagem. Afinal de contas é como e o que a criança absorve da educação que vai definir quem ela será enquanto cidadão no futuro”, explicou a representante do MEC.
De acordo com Silvia Donnini, com a BNCC validada no final do ano passado, o próximo passo agora será dos estados e municípios. Ao longo de 2018, as duas esferas do executivo terão de discutir e formalizar o currículo educacional. Assim como as demais cidades, Praia Grande contará com o prazo até 30 de novembro próximo para formalizar e homologar o documento junto ao MEC. “Nosso objetivo é que o ano letivo de 2019 inicie já com os novos currículos sendo colocados em prática”, destacou.
Presente na reunião e atenta a cada detalhe, a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, destacou que Praia Grande está pronta para se debruçar sobre as diretrizes propostas pela BNCC. “Em primeiro momento, tudo que é novo amedronta de certa forma. Mas com foco, planejamento e priorização concluiremos nosso currículo no prazo estabelecido pelo MEC”, enfatizou.
A titular da pasta municipal aproveitou para afirmar ainda que a BNCC vem para reforçar o trabalho já realizado pela Secretaria de Educação. “O ponto chave que a Base Nacional traz a todo o país está diretamente ligado ao empoderar o aluno perante o seu aprendizado. E isso ele, no futuro, vai levar para a sua vida como um todo, pois saberá qual o seu papel na sociedade como cidadão”.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

20 de fevereiro de 2018

Divulgação das Notas

Leia mais

20 de fevereiro de 2018

Muay Thay

Leia mais

20 de fevereiro de 2018

Especialistas e entusiastas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.