16 de janeiro de 2023
Em festa no Centro Histórico, Santos define a nova corte carnavalesca
Aos pés de um ‘castelo’, Santos ganhou na noite de sábado (14) um novo rei, rainha e princesa, após o concurso da Corte Carnavalesca 2023. A festa, que ‘aquece os tamborins’ para a maior festa popular do País, foi realizada pela primeira vez no Outeiro de Santa Catarina (Centro Histórico) – marco inicial da Cidade e onde está edificada uma casa acastelada.
O evento arrastou uma multidão e teve mais de nove horas de samba.
Em disputa bastante animada, Israel Barbosa do Rosário, o Lello Garoto (Sangue Jovem), foi eleito o novo Rei Momo do Carnaval de Santos. Entre as mulheres, Érika Cristina da Silva (Unidos dos Morros) levou o título de Rainha e Stefany Romualdo (Sangue Jovem) foi coroada Princesa.
Completam a corte carnavalesca Valdery Carauba (Imperatriz Alvinegra) e Maria Augusta, a Nena (Brasil), respectivamente cidadão e cidadã samba, eleitos em dezembro de 2021.
EMOÇÃO
Ainda tomados pela forte emoção do resultado, os vencedores falaram um pouco do sentimento de fazer parte da corte carnavalesca. “A emoção do sambista é o samba. Tudo tem uma história, eu sei de onde eu vim. Passei por muita coisa e essa coroa significa muito para mim”, comentou Lello Garoto, o novo monarca santista.
A dedicação na busca da coroa também imprimiu a fala da rainha. “Eu me dediquei muito para conquistar esta coroa, batalhei, corri atrás e o resultado veio. Foram dias de preparação para que tudo desse certo e estou muito feliz com o resultado”, disse Érika.
A princesa Stefany dividia a mesma sensação. “A minha ficha ainda não caiu. É uma emoção que só quem vive do samba pode falar. Só tenho que agradecer ao carinho da minha escola, que abriu as portas para eu estar aqui hoje”.
SAMBA E HOMENAGEM
Um verdadeiro sábado de verão brindou o público que compareceu ao Outeiro de Santa Catarina. Na programação, houve shows do Samba da Mangueira, Didi Gomes, Beto do Reco, Marcelo Saúva, Serginho Zimbauê, Fernando Negrão, Xitão, Silvinho, Zinho e da Unidos dos Morros – campeã do Carnaval 2020. E, encerrando a ‘maratona’ de samba, o Embaixador do Carnaval de Santos, Neguinho da Beija-Flor.
A noite de festa também contou com apresentação de vídeo de tributo à coreógrafa e passista Michelle Mibow, que faleceu em novembro do ano passado. Após a exibição, o prefeito Rogério Santos anunciou que uma nova homenagem será feita em memória da ilustre figura do samba santista.
“Em um espaço curto de tempo perdemos a nossa rainha do samba e o rei do futebol. No desfile deste ano, vamos batizar a sala da corte, na passarela do samba, com o nome da Michelle, uma justa homenagem em razão de sua colaboração ao Carnaval de Santos”, destacou o prefeito.
O evento da escolha da nova corte carnavalesca foi realização da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), com o apoio da Prefeitura de Santos, sob a coordenação da Secretaria de Cultura (Secult), e do Conselho do Samba de Santos.