20 de outubro de 2017
EM Jacirema
Alunos do EJA em Guarujá recebem orientações sobre educação financeira e direitos do consumidor
Escola Municipal Jacirema dos Santos Fontes, no Morrinhos, foi a primeira Unidade a receber a iniciativa da Fundação Procon-SP, em parceria com o Procon Guarujá
Cerca de 100 alunos do Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Jacirema dos Santos Fontes (Rua Daniel Matos da Silva, 63 – Morrinhos I) receberam nesta quinta-feira (19), o Projeto: “Educação para o Consumo”. De iniciativa da Fundação Procon-SP, a ação aconteceu em parceria com o Procon Guarujá e deve prosseguir em demais escolas da rede municipal.
Na ocasião, o fiscal e técnico da Fundação, Naldo José Alves Filho, ministrou palestra sobre os direitos básicos do consumidor. O Código de Defesa do Consumidor (CDC), lei da entrega, compras feitas fora dos estabelecimentos comerciais, cuidados com documentação (nota fiscal, etc) e como proceder quando o produto apresenta problemas (ou vício), e prazo de validade, foram alguns itens destacados.
Já o coordenador do Procon Guarujá, Sérgio Cavalcante, falou dos procedimentos necessários para atendimentos ao consumidor. “Um dos estudantes falou que comprou um colchão, que precisou ser trocado, e a nota fiscal veio com valor diferente. Por isso, o consumidor precisa guardar a nota fiscal e até pedir ressarcimento”.
A atividade foi bastante positiva, avaliou o diretor do Procon Guarujá, Beto Feijó. “Estamos iniciando um ciclo de palestras para levar orientação e informação junto às escolas da Cidade. Fico contente em trocar experiências, pois nosso objetivo é abordar pontos importantes envolvendo os direitos do consumidor e ainda, noções de educação financeira”.
Ainda sobre este último, ele enfatiza a necessidade do tema tendo em vista que o Brasil possui entre 55 e 60 milhões de pessoas que estão negativas nos órgãos de proteção ao consumidor. “Ao multiplicarmos esse dado por quatro, chega a 240 milhões. Ou seja, quase toda família no País tem alguém negativo. Por isso, a importância da iniciativa”.