18 de setembro de 2021
Em liberdade, Suman reassume a Prefeitura a qualquer momento
A qualquer momento o prefeito de Guarujá, Válter Suman, reassume o comando da Prefeitura de Guarujá. Ele e o secretário de Educação do município, Marcelo Feliciano Nicolau, estão em liberdade e o prefeito deve voltar a exercer normalmente o cargo, já despachando a partir da próxima segunda-feira. O mesmo desembargador que expediu os mandados de busca e apreensão que resultou na prisão dos dois, desembargador Nino Toldo, do TRF3, concedeu a liberdade provisória aos políticos, presos desde a última quinta-feira, na Penitencia 1 de São Vicente.
Durante as buscas não havia mandado de prisão, que só aconteceram por causa da apreensão de quase R$ 2 milhões, em quatro endereços relacionados aos investigados, na Operação Nácar.
Excessiva
O magistrado considerou que a prisão dos investigados mostra-se excessiva. “Deixo de aplicar a suspensão do exercício do cargo de Prefeito, que interromperia o curso dos poderes que foram outorgados ao Prefeito pela população (…) e poderia implicar risco de grave lesão à ordem pública e ao pleno exercício da democracia, impedindo o exercício de cargo ao qual Válter Suman foi legitimamente eleito”.
A vice prefeita de Guarujá Adriana Machado assumiu interinamente a prefeitura da cidade na manhã desta quinta-feira, 16. O secretário municipal adjunto de Educação João Pechiori, assumiu o comando da referida pasta.