26 de dezembro de 2022
Empresas e pessoas físicas têm até 30 de dezembro para contribuir com a cultura e obter isenção de imposto

Fundação de Energia e Saneamento disponibiliza alternativas para interessados em colaborar com o maior acervo relacionado à história da energia, tecnologia, desenvolvimento urbano e industrial brasileiro
Ainda dá tempo de contribuir para uma boa causa e obter dedução na declaração do Imposto de Renda (IR). Empresas e pessoas físicas podem colaborar, até o dia 30 de dezembro, com os projetos culturais da Fundação de Energia e Saneamento fazendo doações e contribuindo com projetos aprovados por leis de incentivo federais e estaduais. As doações e contribuições realizadas este ano poderão ser deduzidas do IR na declaração do próximo ano.
A Lei Rouanet, a Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo possibilitam que pessoas jurídicas invistam em projetos culturais e tenham abatimento no Imposto de Renda e no ICMS.
A Lei Rouanet também permite que pessoas físicas possam abater do Imposto de Renda os investimentos feitos em projetos culturais. Pessoas físicas ainda podem doar por meio de depósito bancário para a conta da Fundação Energia e Saneamento, no Banco do Brasil – 001, agência 4307-9, conta corrente 26.680-9. O depósito será nominal a Minc Pronac 204481, no CNPJ: 02.414.436/0001-52.
Depois de fazer o depósito, o doador deve enviar o comprovante e os seus dados (nome completo e CPF) pelo e-mail Link para receber o recibo da destinação. Mais informações podem ser obtidas no e-mail Link Os dados serão tratados em ambiente seguro, cercado por medidas técnicas e não serão transferidos a quaisquer terceiros.
Caso não haja interesse pela isenção fiscal, também é possível doar pelo movimento Sou+Energia, no linkLink.
Acervo
A Fundação de Energia e Saneamento administra, entre outros equipamentos e documentos, 260 mil fotografias, seis edifícios históricos, inclusive quatro centrais hidrelétricas, 4 mil objetos museológicos e a maior e mais importante biblioteca especializada em energia do Brasil, com 50 mil títulos. A instituição promove uma série de ações e atividades, durante todo o ano para a comunidade.
O público anual nas unidades do Museu da Energia soma em média 50 mil pessoas, jovens, adultos, alunos, professores, pesquisadores, especialistas e representantes de organizações da sociedade civil, entre outros. Nas redes sociais, o público alcançado pela Fundação foi de 3 milhões de pessoas em 2021. Os recursos arrecadados serão destinados a diversos projetos e programas realizados pela instituição.
Aplicação das doações
Entre outras finalidades, as doações serão aplicadas em materiais para o registro de documentos do acervo histórico, manuseio dos documentos, fotografias históricas e objetos museológicos; em artigos produzidos pelos historiadores da instituição que investigam e interpretam acontecimentos históricos para inspirar o futuro; em vídeos educativos para motivar as pessoas a adquirir novos hábitos e evitar o desperdício de água e de energia, com tradução em Libras.
A verba será usada também para promover lives com especialistas para discutir o futuro das cidades; apoiar a preservação dos 132 hectares remanescentes de Mata Atlântica, que compõem a área do Museu da Energia de Salesópolis e capturam 340 toneladas de carbono por ano; em materiais para restaurar, higienizar e conservar peças do acervo; para organizar webinários sobre grandes desafios globais, com tradução em Libras.
Isenção no Imposto de Renda
Empresas
Investimentos em projetos culturais da Lei Rouanet, da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo
Pessoas físicas
Investimentos em projetos culturais da Lei Rouanet ou doação em conta bancária
Banco do Brasil – 001
Agência 4307-9
Conta corrente 26.680-9
Nominal a Minc Pronac 204481
CNPJ 02.414.436/0001-52
Envie o comprovante da transação e os seus dados (nome completo e CPF) pelo e-mail Link para receber o recibo da destinação
Doações pelo programa Sou+Energia
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.