17 de janeiro de 2021
Enfermeira é a primeira a ser vacinada contra a covid-19 no Brasil
Monica Calazans, enfermeira de 54 anos, que atua na linha de frente contra o novo coronavírus, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a ser vacinada contra a Covid-19 no país. Ela foi imunizada neste domingo (17) no Hospital das Clínicas de São Paulo (USP).
Foi aplicada a primeira dose da CoronaVac, desenvolvido no país pelo Instituto Butantan, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina contra a Covid-19.
Mulher, negra, Mônica faz parte do grupo de risco para a doença, e atua na linha de frente contra Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, é moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista.
“Quem cuida do outro tem que ter determinação e não pode ter medo. É lógico que eu tenho me cuidado muito a pandemia toda. Preciso estar saudável para poder me dedicar. Quem tem um dom de cuidar do outro, sabe sentir a dor do outro e jamais o abandona,” disse Mônica.
Vacinação
João Doria disse, em coletiva de imprensa no Hospital das Clínicas, que a vacinação contra a Covid-19 no estado começa neste domingo (17) em hospitais de referência e nas populações indígenas.
Governador disse que autorizou a imediata distribuição da vacina para todos os Estados via Ministério da Saúde.