Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

05 de dezembro de 2022

Entenda o que é a Revisão da Vida Toda do INSS, aprovada pelo Supremo

 | Jornal Acontece

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em julgamento de votação acirrada de 6 a 5, nesta quinta-feira (1º). O novo julgamento no plenário físico confirmou o placar do anterior, realizado em março de 2022.

 

A presidente da corte, Rosa Weber, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski votaram a favor da revisão.
 

Mas o que significa Revisão da Vida Toda? Quem tem direito e o que pode acontecer agora? A advogada Lorrana Gomes respondeu alguns destes questionamentos.

 

Segundo ela, a medida nada mais é do que uma ação judicial que leva em consideração todo o período que o indivíduo contribuiu com a Previdência na hora do cálculo da aposentadoria.

 

“Anteriormente havia um corte que instituía a consideração apenas as contribuições posteriores a julho de 1994. Então havia um prejuízo para quem contribuiu com valores significativos no período anterior a esse, tendo em vista que esses não eram valores não eram considerados”, disse.

 

“O nome Revisão da Vida Toda vem justamente do fato de que o cálculo agora vai considerar todo o período que o indivíduo contribuiu com o INSS”, disse.

 

Segundo a advogada, a interferência disso será a seguinte: quem tinha contribuições maiores pode rever, solicitando a revisão, e isso vai fazer com que algumas pessoas que recebem um salário mínimo de aposentadoria possam ter algum acréscimo nessa quantia.

 
 
 
Sobre Lorrana Gomes
 
 
Dra. Lorrana Gomes, Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduada em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados. Pós graduanda em Proceso do Trabalho Aplicado. Graduanda em Ciências Contábeis. Empresária. Autora de diversos artigos jurídicos. Membro da Comissão de Admissibilidade e Instrução do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MG.
 
 
 
Créditos – Fotos: Divulgação / MF Press Global 
Foto:Freepik
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

05 de dezembro de 2022

Santos recebe a 2ª edição da Feira de Noivas neste sábado (18)

Leia mais

05 de dezembro de 2022

A importância da tecnologia na gestão financeira

Leia mais

05 de dezembro de 2022

Consumo de energia cresce no país; Idec aponta medidas para reduzir custos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.