Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

14 de janeiro de 2022

Escolas municipais se preparam para entrar em nova era digital

 | Jornal Acontece

Prefeitura lança novidades do programa Educação do Futuro no dia 24 de janeiro

 

Uma das certezas que a pandemia trouxe foi que a tecnologia veio para ficar de vez quando se trata de educação. Em Praia Grande, as escolas municipais estão prestes a passar por verdadeiro upgrade e ganhar mais ferramentas para fortalecer o trabalho dos professores e facilitar o aprendizado dos alunos. No dia 24 de janeiro, às 17 horas, na EM Albert Einstein, no Bairro Samambaia, a Administração Municipal faz o lançamento da nova era digital das unidades de ensino por meio do programa Educação do Futuro.

 

Existente na rede municipal de ensino desde 2010, o programa passa por constante atualização e ganha novas ferramentas. Desta vez, outras cinco iniciativas serão inseridas dentro do pacote Educação do Futuro. Para marcar o lançamento dessa nova era digital, a EM Albert Einstein ficará equipada com todas as novidades que estarão disponíveis nas escolas da Cidade.

 

Tais ações têm como objetivo difundir o uso produtivo de recursos tecnológicos, oportunizando o uso de novas ferramentas como suporte aos docentes. Desta forma, a pasta municipal aposta na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. “Buscamos as melhores ferramentas para disponibilizar aos nossos docentes”, destacou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia.

 

Sendo assim, em Praia Grande, lousas digitais em todas as salas de aulas já são realidade, além de tablets e laboratórios de informática para as escolas de Ensino Fundamental e mesas interativas para a Educação Infantil. Entretanto, estes equipamentos ganharão o reforço de novas ferramentas que prometem incrementar o sistema municipal de ensino. Um dos principais destaques diz respeito ao Projeto Conectividade Escolar que consiste na instalação do sistema wi-fi, ligando todas as unidades à internet.

 

A EM Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim, foi a primeira a receber a nova ferramenta educacional. A Secretaria de Educação lançou em maio deste ano o projeto piloto para, assim, estudar a viabilidade de implantar a tecnologia em toda a rede. Com o resultado positivo, a pasta municipal executou os trâmites para a aquisição do sistema utilizado e começou a instalação. Atualmente, todas as 77 escolas já contam com wi-fi para o início do ano letivo em 2022.

 

 

Capacitação – Com o wi-fi, tablets, lousas digitais e a recém ferramenta adquirida pela pasta municipal estarão conectados à internet. A Seduc investiu na adoção do Google For Education, um dos principais mecanismos usados por escolas e professores durante as aulas remotas para interagir com alunos. Junto, a Secretaria de Educação foi atrás de aparelhos portáteis e fez a aquisição de Chromebooks, Modem USB e Chip de Dados 4G visando elevar ainda mais a excelência do ensino aplicado.

 

Tratam-se dos projetos Sistema Móvel de Acesso aos Recursos e Google Workspace for Education. Ao todo, a pasta municipal fez a aquisição de 4.460 Chromebooks. Destes, 2.660 serão distribuídos em 38 escolas que atendam Ensino Fundamental, ficando 70 aparelhos por unidade. 
Professores e integrantes das equipes técnicas das escolas municipais receberão os demais 1.800 equipamentos. Junto, os educadores ganharão ainda um Modem USB e um Chip de Dados.

 

E visando proporcionar cada vez mais educação de qualidade para os alunos da rede municipal, o Município firmou uma importante parceria com o Google for Education, conjunto de soluções colaborativas online com o objetivo de ajudar alunos e professores a promoverem um ensino mais dinâmico e completo. Com a parceria, diversos aplicativos do Google são oferecidos como apoio para as aulas, como o Google Classroom (Sala de Aula), Formulários, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros. Dessa forma, os usuários têm  em mãos mais recursos para gestão, comunicação e organização das aulas, beneficiando tanto os professores como os próprios alunos.

 

Instantâneo – Além de receber as novidades tecnológicas, a Secretaria de Educação fará o lançamento de outras ações como o Projeto Frequência Online. A ação consiste no registro da presença diária do aluno na escola por meio de sistema informatizado, e acompanhado digitalmente pela Secretaria de Educação.

 

O novo equipamento será instalado nas escolas de Ensino Fundamental. 
Assim que a criança adentrar na escola, ao passar pelas catracas, já fica registrado a sua participação na aula. A informação aparece de imediato no diário digital à disposição do docente que precisará apenas conferir se de fato o estudante compareceu.

 

Para somar a essa nova realidade, a Seduc colocará em prática ainda o projeto Click-Educação. Com isso, a pasta municipal promoverá a modernização estrutural e técnica de todos os laboratórios de informática e salas de aula das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. “Precisamos sempre evoluir. A tecnologia que já era existente nas nossas escolas municipais ganha reforços de peso”, enfatizou a secretária de Educação.

 

“Depois de os professores se reinventarem e garantirem a continuidade de ensino, mesmo à distância, não podemos simplesmente retroceder”, continuou a titular da Seduc, Cida Cubilia. “São ferramentas que passaram a fazer parte da rotina de aprendizado e que precisam, de fato, estar dentro de sala de aula. E Praia Grande, mais uma vez, faz 
acontecer”.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

14 de janeiro de 2022

Sindicato alerta para colapso na Saúde

Leia mais

14 de janeiro de 2022

Estação Verão Show: ingressos com desconto estão disponíveis

Leia mais

14 de janeiro de 2022

Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades já podem se vacinar contra a covid-19

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.