25 de setembro de 2024
Especialistas alertam para risco de golpes com pagamento do 13º salário
Com a proximidade das festas de final de ano e pagamento do 13º Salário, especialistas alertam para um grande risco: aumento nos golpes relacionados a boletos falsos. Há relatos que criminosos enviam boletos falsificados que imitam a aparência dos boletos oficiais de empresas e o pagamento vai direto para contas dos golpistas.
Segundo Lucas Costa, especialista em segurança de dados da Embracon, informações pessoais são moeda de troca entre criminosos. “Informações, como nome, e-mail e telefone, podem concretizar uma investida agressiva dos criminosos. Quanto mais completas forem as informações, mais convincente se tornará a ação dos golpistas. Por isso, todas as pessoas físicas e jurídicas, precisam investir em segurança de dados, e em comportamento seguro, para que não caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas, principalmente dados pessoais e financeiros como dados de cartões de crédito e renda. De qualquer forma, mesmo que a oferta pareça verídica, desconfie, não confirme seus dados, nem contrate nada no mesmo momento”, explica.
Luís Toscano, vice-presidente da Negócios da Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcio do Brasil, afirma que o setor também se preocupa com as ações desses golpistas. “O que todos os golpes têm em comum, e a população precisa ficar atenta, é que eles sempre oferecem facilidades e promessas de crédito rápido, além de garantias muito vantajosas. Isso mexe com o emocional das pessoas com vulnerabilidade financeira que acabam caindo no golpe”, explica o executivo.
Recentemente, uma pesquisa Datafolha, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que o Brasil registrou 4.678 casos por hora de tentativas de golpe via aplicativo de mensagem ou ligação telefônica nos últimos 12 meses.
Para as empresas, essa é uma grande preocupação. Toscano ainda orienta o que fazer em casos como esses. “A Embracon reforça que não solicita senhas, nem informações pessoais. Caso receba abordagens por ligações, SMS, WhatsApp ou outro meio de comunicação, desconfie, não compartilhe dados e busque os canais oficiais da empresa”, alerta.
Atenta aos casos no país e preocupada com seus clientes e futuros clientes, a Embracon lançou no ano passado uma websérie “Dicas para fugir do golpe do boleto” que mostra cuidados simples para fugir das fraudes. “São três vídeos curtos de até 3 minutos para ajudar o consumidor a se prevenir”, completa Toscano.