28 de fevereiro de 2024
Estado estuda trajeto em Mongaguá para ligar a Capital à Baixada por trem
O Estado de São Paulo estuda uma nova alterativa para o ramal de trem regional que irá até a Baixada Santista. A informação partiu do secretário de Parceri
as em Investimentos, Rafael Benini, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. Nesta quinta-feira (29), ocorre o leilão do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas.
O secretário informou que, por sugestão do governador Tarcísio de Freitas, o TIC Eixo Sul pode passar pela serra nas proximidades de Mongaguá. “Ali a inclinação da Serra do Mar é mais propícia. Então a gente desceria por Mongaguá e iria para Santos via a antiga rodovia [sic] da Santos-Cajati”, disse o secretário, aparentemente confundindo a ferrovia operada pela Fepasa com uma estrada.
Um dos pontos complexos é como ligar o TIC SP-Santos à malha metroferroviária de São Paulo. Com este possível trajeto, a ligação poderia ocorrer pela Linha 9-Esmeralda, nas proximidades de Parelheiros, seguindo o trajeto da antiga ferrovia Sorocabana.
A complexidade do projeto fará o Trem Intercidades para a Baixada Santista será o último a ser implantado. Há várias alternativas para vencer a diferença de altitude entre o planalto e o litoral, mas nenhuma delas é fácil de ser resolvida.
Os projetos iniciais apontavam que a linha deveria partir das proximidades do fim da Linha 10-Turquesa, da CPTM, e descer a Serra do Mar em direção a Santos, que é um trajeto similar aos que os trens de carga fazem para chegar ao Porto de Santos.
Uma das propostas previa um túnel imenso e profundo que começaria ainda dentro da capital, mas o custo elevado acabou fazendo a ideia ser desconsiderada.