Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

03 de novembro de 2021

Estão abertas inscrições para oficina sobre a importância da música na Educação

 | Jornal Acontece

Estão abertas até esta quinta-feira (4) as inscrições para a oficina “A importância da Música na Educação”. Dirigido a educadores e educadoras, o objetivo é discutir de que maneira a música pode ajudar no ensino de diversas disciplinas como a matemática, português, artes, entre outras. Para se inscrever basta acessar o formulário https://forms.gle/7rNWuZPGpXK3Vpye7 . As vagas são limitadas.

A ação formativa será realizada presencialmente em 8/11, às 14h30, nas dependências da Escola Estadual Afonso Schmidt (Rua Bernardo Pinto, 94, Centro). Todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19 serão adotados como uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social. A palestrante será Nailse Machado, maestrina e pós-graduada em Educação Musical pela UFSCAR.

Nailse explica que a música está presente em quase tudo e a maneira como age no cérebro e até mesmo na parte hormonal do corpo humano faz com que seja uma poderosa ferramenta para a Educação: “Por meio da letra de uma canção você pode explorar a língua portuguesa e as inúmeras construções que ela nos permite. Ou ensinar matemática com os diferentes tempos da música, por exemplo. São infinitas possibilidades”. Atualmente Machado é regente de diversos corais, entre eles o Zanzalá de Cubatão e os Corais Municipal de Santos e da Alfândega.

A ação formativa é uma contrapartida social obrigatória do projeto Orquestra Cubatão Sinfonia. De acordo com o coordenador geral, Eder Crispim, o objetivo é agregar e colaborar com a melhoria da qualidade de ensino. A Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV é realizada pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica e conta com patrocínio da Usiminas, Petrocoque e Ecovias e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Tem apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Cultura.

 

A Orquestra Cubatão Sinfonia

Entra na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social, proporcionando troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais.

A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

03 de novembro de 2021

‘Geladeira’ inaugura nova oficina na 9 de abril

Leia mais

03 de novembro de 2021

Feira Criativa de Cubatão traz especial de Natal

Leia mais

03 de novembro de 2021

Coletivo 302 representará a Baixada Santista no Mirada 2021

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.