09 de janeiro de 2025
Estudantes norte-americanos visitam Guarujá
Iniciativa é do Instituto Nova Maré (INMAR) em parceria com a Prefeitura de Guarujá e agência internacional World Strides, e acontece entre 10 e 16 de janeiro
A partir desta sexta-feira (10), Guarujá recebe um grupo de estudantes da Universidade Lafayette, dos Estados Unidos da América (EUA), para participar de um programa de imersão educacional e cultural voltado a mudanças climáticas, sustentabilidade e turismo responsável. A iniciativa é realizada pelo Instituto Nova Maré (INMAR), em parceria com a Prefeitura de Guarujá e agência internacional World Strides, e acontece entre os dias 10 e 16 de janeiro.
As atividades dos universitários incluem a Ilha dos Arvoredos, Manguezal do Rio do Peixe e Praia do Cuiuba, Prainha Branca, Equilibriza Hostel Park e a limpeza da Praia do Pernambuco. A experiência conta com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Outras cidades, como São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão, Bertioga e Santos estão também inclusas no programa.
O foco temático da visitação envolve a integração da cultura caiçara, biomas litorâneos, Mata Atlântica, práticas sustentáveis, permacultura, educação ambiental, história, economia local, regeneração ambiental e energia limpa. Além disso, as atividades contemplam princípios ambientais, sociais e de governança; estimulando a responsabilidade socioambiental, reflexões sobre impactos econômicos, culturais e históricos.
A delegação, composta por 16 pessoas (14 alunos e 2 professores), terá a oportunidade de vivenciar experiências práticas de educação ambiental, contato com comunidades tradicionais, atividades de turismo de base comunitária e ações de preservação e regeneração ambiental.