Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

24 de janeiro de 2024

Exposição no Museu Pelé, terá bate-papo com pioneira do futebol feminino no Brasil

 | Jornal Acontece
A exposição ‘CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol’, em cartaz no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo) com o intuito mostrar a luta das mulheres para poder jogar bola, terá uma nova atração neste domingo (28). A ex-atleta e pioneira da seleção brasileira Solange Bastos, a Soró, estará no equipamento, a partir das 11h, para contar um pouco de suas experiências. A entrada tanto no museu quanto no bate-papo é gratuita.
 
 
Neste mesmo dia, as meninas da Escolinha de Futebol do Instituto Fut Delas participarão do bate-papo e ainda vão fazer uma visita à exposição acompanhada de Soró. Será uma oportunidade para as ‘promessas’ da modalidade conhecerem de perto a ex-jogadora da Seleção e entenderem um pouco da história das pioneiras em busca do protagonismo das mulheres no futebol. 
 
 
O evento será realizado em parceria entre Museu do Futebol, Museu Pelé e o Instituto Fut Delas.  
 

 

SORÓ 

 
 
Nascida em Feira de Santana (BA), Solange Bastos começou a se destacar nos gramados no final da década de 1980. Como zagueira, participou da primeira Copa do Mundo Feminina da história em 1991, da Olimpíada de Atlanta 1996 e da Copa do Mundo de 95.
 
Em 1991, com 20 anos de idade, Soró, além de ter que integrar a primeira seleção em uma Copa, enfrentou desafios pessoais como a primeira viagem de avião e o fato de nunca ter ficado longe da família. Na ocasião, sentia-se incapaz de vestir a amarelinha e quase desistiu da Copa. E são essas e mais histórias que a ex-zagueira do Brasil promete contar no encontro. 
 
 

 

RESISTÊCIA

 

 
A exposição itinerante ‘CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol’ apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras, que foram proibidas por lei de jogar bola entre 1941 e 1979. Está em cartaz na sala de exposições temporárias até 31 de março, de terça a domingo, das 10h às 17h30.
 
 
Especialmente para Santos, foi incorporado um módulo sobre a história do futebol de mulheres na Cidade. Com pesquisa realizada por Daniela Lima, o módulo conta como as mulheres de Santos se organizaram para jogar bola após a queda do decreto-lei que as impedia praticar futebol.    
 
 
Esta iniciativa contempla o item 5 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Igualdade de Gênero. 
Conheça os outros artigos dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/
 
 
Fonte: PMS
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

24 de janeiro de 2024

MSC Seaview chega com 4,5 mil turistas para iniciar temporada de cruzeiros em Santos

Leia mais

24 de janeiro de 2024

Museu do Café promove nova edição da feira Mercado Coffee

Leia mais

24 de janeiro de 2024

Feira de Empreendedores da Pompeia acontece no domingo na quadra da Igreja

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.