Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

18 de abril de 2023

Exposição no Paço Municipal celebra Dia dos Povos Indígenas

 | Jornal Acontece

Mostra pode ser visitada até quinta-feira (20), no saguão do Paço Municipal, das 9h às 17h

 

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) de São Vicente, a exposição fotográfica ”TEKOA: modos de ver e viver”, lançada na segunda-feira (17), celebra o Dia dos Povos Indígenas.
 
 
O prefeito Kayo Amado prestigiou a inauguração e ressaltou a importância da integração indígena em espaços públicos. “A Prefeitura é o ponto político administrativo mais importante de uma cidade. Então termos reunidos aqui a história, a cultura e o artesanato indigena sendo ressaltados é de muita alegria”.
 
 
Além de retratos, a iniciativa também apresenta  diversos artesanatos produzidos pelos moradores da Aldeia. “Para nós da Aldeia Paranapuã é uma imensa satisfação trazer um pouco da nossa cultura e da arte para mostrar à sociedade. Essa ligação entre município e comunidade indigena é muito importante”, destacou o cacique Ronildo Werá Guarani.
 
 
Durante a abertura do evento, Fátima Batista, proprietária do buffet Felicita Gastronomia, serviu comidas tipicamente indígenas, como bolo de milho, paçoca, canjica e tapioca. O painel instagramável ficou por conta da Dona Diva Flores.
 
 
A exposição pode ser visitada até quinta-feira (20), no saguão do Paço Municipal, das 9h às 17h.
 
 
Valorização – Entre as atividades desenvolvidas em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, o Sebrae ofereceu um treinamento de precificação e vendas de artesanatos.
 
 
Entre os anos de 2021 e 2023, a Prefeitura de São Vicente promoveu diversas outras ações com o intuito de fortalecer o protagonismo da comunidade indígena. Foi realizado o cadastro dos indígenas para obterem a carteira de artesão pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), o que permitiu que a comunidade pudesse comercializar os artesanatos em feiras; Apoio para participação dos indígenas na Expo Brazilian Creative Cities, evento realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), com o intuito de promover o empreendedorismo; Projeto piloto de visitas monitoradas de escolas municipais e instituições da região na Aldeia de Paranapuã, com objetivo de fomentar a interação com a diversidade sociocultural e promover a venda de artesanato; Apoio em eventos, como as edições de 2021 e 2022 no ‘’Festival da Primavera’’ e a ‘’Feira de Cultura’’ da UNIBR.
 

Por Isabella Paschoal/Fotos: Tadeu Filho

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de abril de 2023

"Veteranos" da Orquestra de Alunos Vicentinos ganham primeiros fãs

Leia mais

18 de abril de 2023

Guardiã Maria da Penha: Um Escudo para vítimas de Violência Doméstica

Leia mais

18 de abril de 2023

Prefeitura anuncia oficinas culturais em parceria com o Senac

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.