Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

30 de maio de 2022

Extensão dos recursos do Pronampe para até 2024 será essencial na recuperação dos pequenos negócios

 | Jornal Acontece
FecomercioSP se mobilizou pela manutenção do programa, que facilita o crédito a MEs, EPPs e MEIs
 
 
Na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a sanção presidencial ao Projeto de Lei (PL 3.188/2021), que estende os recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), é uma conquista importante para os pequenos negócios.
 
 

A Federação, que se mobilizou pela manutenção do programa, considera que esta será uma oportunidade de as empresas contratarem novos empréstimos, mesmo fora de situações emergenciais, com taxas de juros mais baixas e menos exigências de garantia. Estes aspectos são fundamentais para recuperação dos negócios, já que muitos ainda sofrem os impactos da pandemia de covid-19.

 

A exigência de menos garantias para a concessão de crédito dependia do compromisso do governo em cobrir eventuais dívidas não honradas por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO). Entretanto, a legislação anterior previa que os créditos poderiam ser concedidos até o ano passado. Desta forma, os recursos emergenciais não utilizados voltariam para os cofres do Tesouro Nacional.

 

Agora, com a sanção do PL, a utilização do FGO foi prorrogada para até o fim de 2024. Com isso, a devolução dos valores só ocorrerá no ano seguinte. A proposta dará mais fôlego às empresas, que poderão contar com as condições facilitadas do programa. Em contrapartida, aquelas que contratarem empréstimo a partir de 2022, deverão ficar atentas às regras da proposta, que estabelece a manutenção do quadro de funcionários durante a vigência da operação de crédito.

 

 

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.
 
 
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

30 de maio de 2022

Simples Trabalhista: saiba mais sobre projeto

Leia mais

30 de maio de 2022

São Paulo tem 134 processos por dia por conta de empréstimos consignados

Leia mais

30 de maio de 2022

Tarifa da luz vai subir! Veja dicas para economizar na conta

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.