12 de abril de 2021
Feiras livre com novas regras
A Prefeitura de Cubatão decretou novas regras para o funcionamento das feiras, na cidade. As medidas são obrigatórias e estão previstas sanções em caso da não observância do decreto: interdição cautelar, proibição de realizar a feira seguinte e até apreensão dos alimentos.
Novas regras
Máscara facial cobrindo nariz e boca para todos, feirantes e clientes.
Sem garganta As barracas vão afixar as promoções, valor e o nome dos produtos de forma bem visível, pois a animação da feira também está proibida, para evitar saliva nos alimentos.
Álcool gel Tem que ter para todos os clientes.
Gradil ou fita de isolamento Em frente de todas as barracas. Só os feirantes podem manipular os alimentos e a distância entre o feirante e o cliente deve ser de, no mínimo, um metro e meio.
Cliente longe do outro Cada barraca poderá atender no máximo uma pessoa para cada um metro e meio, de extensão da barraca (se tem 3 metros, atende dois clientes por vez, por exemplo). O feirante deve fixar no toldo o número máximo de clientes que poderá atender, ao mesmo tempo.
Barraca longe da outra Distanciamento mínimo de um metro e meio entre as barracas.
Higiene Feirantes devem manter cabelos presos, touca, as unhas curtas, e não usar adornos, tais como anel, relógio, pulseiras, para evitar o acúmulo de micro-organismos;
Caixa Um funcionário exclusivo para efetuar as cobranças, devendo higienizar as mãos e máquinas de cartão com álcool em gel a cada cliente atendido.
Sem bacias Devem ser utilizados apenas sacos plásticos para armazenar o alimento separado e as balanças e as bancadas devem ser higienizada com maior periodicidade.
Pastel leva para casa É proibido o consumo de alimentos prontos como pastel, salgado, caldo de cana e similares, devendo ser realizada apenas a venda e retirada no balcão, pois é proibida a degustação de qualquer tipo de alimento na
feira. É proibido disponibilizar, bancos, cadeiras e mesas para os consumidores sentarem, com a finalidade de evitar aglomeração e reduzir o tempo de permanência nas feiras.