13 de dezembro de 2022
Férias escolares: visita a museus mistura lazer e aprendizado para a criançada
Mais um ano letivo está chegando ao fim e, logo mais, a criançada entra em férias escolares. Mas, até mesmo nas horas de lazer, é possível continuar aprendendo. Uma forma de conhecer um pouco mais sobre diversos assuntos é visitando exposições e museus, alguns com entrada gratuita e outros com ingressos a preços bem simbólicos.
Na cidade de Itu e região existem boas opções para isso, como o Centro de Estudos do Museu Republicano, o Museu da Música, o Museu da Energia e o Museu FAMA.
“São bons passeios para se fazer em família e as crianças podem ainda adquirir conhecimento a respeito das exposições que estão em cartaz por meio de recursos multissensoriais”, diz a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano de Itu.
No Centro de Estudos do Museu Republicano, que tem entrada gratuita, o público pode conferir duas exposições.
“Itu e a Revolução de 32” traz documentos textuais, jornais, livros e peças de acervo ligados a esse período histórico. E “Memórias e comemorações da Independência em Itu” mostra como foi a participação de Itu no processo de Independência do Brasil e como a data foi comemorada ao longo dos séculos.
Por fim, a supervisora destaca que as duas exposições oferecem recursos de acessibilidade. “Há materiais em braile, alto relevo e audiodescrição das telas”, conclui. O Centro de Estudos abre ao público todos os dias da semana.
História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.