Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

11 de dezembro de 2024

Festejos de Iemanjá vira tema de exposição virtual gratuita

 | Jornal Acontece

O tradicional evento dos Festejos de Iemanjá de Praia Grande virou tema de uma exposição virtual gratuita. A fotógrafa e artista paulista Andrea Goldschmidt acompanhou e registrou durante cinco anos a Festa em homenagem à Rainha do Mar na Cidade. Esse acervo inédito de fotos, vídeos, músicas e depoimentos foi reunido na mostra “Iemanjá em Festa” (disponível em www.iemanjaemfesta.com.br), que passeia pela praia, ‘mergulhando’ no mar de Iemanjá e no mundo sagrado das religiões de matriz africana, sobretudo a Umbanda, seus mitos, pontos e rezas.

A dedicação intensa da fotógrafa nessa meia década produziu um rico arquivo de fotos e vídeos, áudios dos sons da festa, entrevistas com pessoas que participam ativamente e uma coleção de informações sobre mitos, lendas, músicas e oferendas que se relacionam ao culto e a essa importante orixá das religiões de matriz africana.

“Dar voz às pessoas que fazem a festa acontecer foi a maneira que encontrei para vivenciar a oralidade, que tem um papel central na transmissão de conhecimentos e na conexão entre o humano e o sagrado, e que é tão fundamental na vida dentro dos terreiros. Sempre tento capturar as pequenas demonstrações de afeto e beleza e a conexão com  os símbolos é emocionante, por exemplo, como Iemanjá é representada nos altares: sereia, negra, branca, boneca, índia, ou seja, uma divindade com muitas facetas”, afirma a artista.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, o material de Andrea enriquece as informações sobre os Festejos na Cidade e desmitifica crenças em relação às religiões de matrizes africanas. “Fiquei impressionado quando vi esses registros históricos feitos pela Andrea. É um trabalho incrível, com um olhar detalhado para um evento que merece toda sua reverência. Festejos de Iemanjá é o único da nossa Cidade no calendário estadual de Turismo e é realizado antes mesmo da emancipação política de Praia Grande”, explica Petiz.

Na plataforma, o visitante pode encontrar tudo em um só lugar. As ilustrações do artista Anderson Awvas formam os menus da exposição, por meio dos quais o visitante tem acesso às obras. A forma de navegação é bastante livre, o que faz com que cada internauta tenha uma experiência única, forjada pelas escolhas que vai fazendo durante a sua visita.

São três menus principais: “Quem é Iemanjá?”, “Rituais de Fé” e “Convivência”. O primeiro destaca as nuances do culto a essa divindade tão respeitada pelo povo brasileiro, os mitos e lendas que explicam quem é a Rainha do Mar e sua personalidade, como a orixá é representada e seus gostos, os presentes, alimentos e oferendas que mais a agradam. O visitante também pode responder a um questionário para descobrir o quanto dessa orixá ele tem em si mesmo.

Em “Rituais de Fé”, o internauta se aprofunda, entre outros assuntos, para entender como é a entrega de oferendas e os pontos (músicas), vários depoimentos e ainda sobre as memórias afetivas dos objetos pessoais das pessoas que participam ativamente da festa, como terço de pérolas, conchas, rosa, toalha e lembranças dessa relação de fé. Já o 
menu “Convivência” traz conteúdos que abordam as relações entre as pessoas, seja na festa, dentro da comunidade do terreiro ou entre elas e o meio ambiente.

“Ao propor a criação de uma exposição virtual interativa multimídia pensei em proporcionar uma experiência mais completa, em que cada visitante pode conhecer a festa (sem sair de casa) por meio dos estímulos que lhe forem mais impactantes, no seu tempo, na ordem e na profundidade que desejar, tornando-se, portanto, coautor dessa 
experiência individual única de fruição da obra”, completa Andrea.

O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Bekaert Deslee e da Savas, e realizado pelo projeto Festas Populares Brasileiras, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Programação – O segundo período dos Festejos de Iemanjá 2024 acontece neste final de semana, dias 14 e 15 de dezembro, nas areias de Praia Grande. Mais informações sobre a Portaria nº 009/2024, que traz informações sobre o evento deste ano, está disponibilizada no site oficial dos Festejos 
(turismo.praiagrande.sp.gov.br/festejos-de-iemanja).

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de dezembro de 2024

Festejos de Iemanjá continuam neste final de semana

Leia mais

11 de dezembro de 2024

Fatec de Praia Grande prorroga o período de inscrições para vestibular

Leia mais

11 de dezembro de 2024

Feiras de Artesanato fixas de PG passam a funcionar diariamente até o final de janeiro

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.