23 de junho de 2025
FIA e Petrobras promovem formação gratuita para pescadores artesanais no litoral paulista

Programa “O Mar tá pra Peixe” oferece formação profissional com certificação da Marinha e apoio completo aos participantes
A FIA (Fundação Instituto de Administração), consultoria especializada da FIA Business School, está com inscrições abertas para execução de curso gratuito de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1 (POP-1), voltado a pescadoras, pescadores artesanais e seus familiares que vivem nos municípios do litoral paulista. A iniciativa faz parte do programa O Mar tá pra Peixe, desenvolvido no escopo do contrato firmado entre a FIA e a Petrobras, por meio de um processo licitatório, para a execução de uma medida de mitigação exigida pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo, no âmbito do licenciamento ambiental federal das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA.
Com certificação da Marinha do Brasil, o curso oferece formação profissional com 80 horas de aulas teóricas e práticas, abordando conteúdos como segurança em embarcações, primeiros socorros, condução de embarcações, combate a incêndios, técnicas de sobrevivência no mar e gestão ambiental. Todos os custos com transporte, alimentação, material didático, exames médicos e, quando necessário, hospedagem, são cobertos pelo programa, sem nenhum custo para os participantes.
O programa já foi responsável pela capacitação de 278 pessoas nos quatro primeiros ciclos que abordaram outros temas de interesse das comunidades pesqueiras, alcançando cerca de 20% da comunidade pesqueira artesanal do estado. Na primeira edição do POP-1, 25 pescadores e pescadoras foram habilitados pela Marinha do Brasil — a primeira vez que uma ação como essa é realizada no contexto do licenciamento ambiental do Pré-Sal.
“O programa tem impacto direto na preservação da cultura pesqueira e no fortalecimento da autonomia das comunidades tradicionais. Por meio da qualificação técnica e do reconhecimento profissional, estamos contribuindo para que esses pescadores e pescadoras permaneçam em seus territórios com dignidade e oportunidades reais de desenvolvimento”, afirma Rodolfo Guido, consultor de projetos da FIA.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link forms.office.com/r/asKKDgAz0s, conforme o cronograma das próximas turmas:
- Turma 3 em Peruíbe: até 10 de julho para os pescadores de (Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém)
- Turma 4 em Iguape: até 24 de julho para os pescadores de (Iguape, Ilha Comprida e Cananéia)
- Turma 5 em Ubatuba: até 20 de setembro para os pescadores de (Ubatuba e Caraguatatuba)
- Turma 6 em São Sebastião: até 15 de outubro para os pescadores de (São Sebastião e Ilhabela)
Sobre a FIA Business School
Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.