17 de agosto de 2021
Fim das restrições de horários e públicos em São Paulo
Após mais de um ano de quarentena decretada para combater o coronavirus, Governo de São Paulo anunciou o fim das restrições de horários a partir de hoje, (17). A expectativa é liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com protocolos de distanciamento e higiene mantidos.
Segundo o governador, João Doria: “São Paulo teve uma queda substancial de casos, internações e, felizmente, de óbitos, porque aqui seguimos protocolos de saúde e a orientação da medicina”. Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios.
Veja abaixo como ficará as novas regras:
O que vai voltar a funcionar sem restrição de horário?
- Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes;
- Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais;
- Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética;
- Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado;
- Academias de ginástica, clubes e centros esportivos.
- Serviços essenciais como supermercados, postos de gasolina, bancos e farmácias já estavam autorizados a operar em qualquer horário.
O que ainda não está permitido?
- Shows com público em pé;
- Pistas de dança;
- Torcida em estádios.
Obrigatório uso de máscara?
O uso da máscara continurá sendo obrigatório no estado em todos os ambientes, o distanciamento social e os protocolos de higiene também serão mantidos.
Fim da pandemia?
Ainda não, mas os casos de internações e mortes, estão bem menores , comparado ao pior momento da pandemia, em meados de março e abril deste ano. Vale ressalta que os números continuam altos, semelhantes aos números da primeira onda da doença, em meados de julho de 2020.
Todos estão imunizados?
Não completamente. Segundo o Vacinômetro, temos 91% dos adultos com mais de 18 anos imunizados com a primeira dose no estado até esta terça, (17). Mas a aplicação da segunda dose ou da dose única atingiu apenas 28,2% da população adulta.