Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

03 de outubro de 2025

Força-tarefa apreende 145 garrafas de bebidas sem nota fiscal

 | Jornal Acontece

Uma operação conjunta realizada na manhã desta sexta-feira (3) resultou na apreensão de 145 garrafas de bebidas destiladas sem nota fiscal em um comércio localizado na Vila Esperança, em Cubatão.

A fiscalização foi motivada por suspeitas de contaminação por metanol, após uma paciente dar entrada no Hospital Municipal de Cubatão (HMC) com sintomas graves de intoxicação.

A ação foi conduzida por uma força-tarefa formada pela Vigilância Sanitária e pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cubatão, em parceria com o Grupo de Vigilância Sanitária do Estado, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). O material apreendido foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de Santos para perícia, e a Vigilância Sanitária lavrou auto de infração ao estabelecimento.

Caso de intoxicação

A paciente que levantou o alerta havia consumido bebidas alcoólicas no local fiscalizado. Ela foi socorrida pelo SAMU no último domingo (28), pouco antes das 23h, apresentando convulsões. Após atendimento inicial no Pronto-Socorro Central, foi transferida ao HMC, onde permaneceu internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta sexta-feira, recebeu alta da UTI e segue em leito de enfermaria. O exame para confirmar a presença de metanol está sendo realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Riscos do metanol

De acordo com a Coordenadoria de Controle de Doenças do Governo do Estado de São Paulo, a ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas por metanol pode causar intoxicação grave, com risco de cegueira permanente e até morte. O composto também pode estar presente em produtos clandestinos ou adulterados, como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza.

As autoridades sanitárias alertam: qualquer pessoa que apresente sintomas incomuns após ingerir bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato. Entre os sinais de alerta estão dores abdominais intensas, tontura, confusão mental e convulsões. O socorro nas primeiras seis horas após os sintomas é decisivo para salvar vidas.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

03 de outubro de 2025

Audiência pública apresenta Lei Orçamentária 2026 e Plano Plurianual à população

Leia mais

03 de outubro de 2025

Show do Projota acontece neste sábado, no retorno da programação do Guará Fest

Leia mais

03 de outubro de 2025

Cubatão elege propostas e os novos conselheiros durante a 11ª Conferência Municipal de Cultura

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.