05 de dezembro de 2024
Fórum Maternidade e Infância acontece em Santos e aborda os desafios da maternidade e carreira
Encontro gratuito será realizado no dia 14/12 e contará com a participação do Instituto Elos, projeto Filhos no Currículo e ABRH
O equilíbrio entre maternidade e carreira será o foco do Fórum Maternidade e Infância da Baixada Santista, que acontece no dia 14 de dezembro, das 10h às 14h, na Casa da Mulher de Santos. Toda a
programação é gratuita e contará com histórias inspiradoras, debates e orientações práticas para apoiar mães que enfrentam os desafios dessa jornada.
A mesa de abertura acontecerá às 10h, seguida pelo painel Mães que trabalham: histórias de desafios, resiliência e coragem, que contará com a participação das empreendedoras Miriane Honório, Fernanda Augusto e da arquiteta Thais Polydoro, coordenadora do Instituto Elos.
A partir das 11 horas, a palestra Maternidade e Carreira será ministrada por Rayane Santos, do projeto Filhos no Currículo, abordando estratégicas para equilibrar a vida profissional e a maternidade sem abrir mão dos sonhos de carreira. Já às 13h, Regina Tavares, Diretora da LuGu Recursos Humanos e da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Baixada Santista (ABRH), conduzirá um workshop sobre currículos e dicas para entrevistas de emprego.
O evento será encerrado com um aconselhamento jurídico às participantes entre 13h e 15h, a cargo da advogada Mariana Araújo, especialista em Direitos das Mulheres. Além disso, um espaço infantil será disponibilizado para garantir a participação tranquila das mães.
O Fórum já impactou mais de 240 mulheres em edições passadas, realizadas em Santos, Cubatão e São Vicente, e atualmente faz parte da Frente Parlamentar pela Primeira Infância na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Para Carolina Ferreira, idealizadora e coordenadora do Fórum, a iniciativa nasceu da observação das dificuldades que mães e filhos pequenos enfrentam no cotidiano. “Quando me tornei mãe, percebi que muitas questões dentro da sociedade, tanto na iniciativa privada quanto no poder público, não são pensadas para acolher mães com crianças pequenas. Falta infraestrutura, como lojas acessíveis para carrinhos de bebê e parques públicos adequados.
Conversando com outras mães, surgiu a ideia de criar um grupo organizado que pudesse ser consultado sobre políticas públicas relacionadas à maternidade e infância”, afirma.
O Fórum Maternidade e Infância conta com o apoio da vereadora Telma de Souza, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos e da Prefeitura Municipal de Santos.