Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

21 de novembro de 2023

Frente Parlamentar em apoio à privatização da Sabesp é lançada na Alesp

 | Jornal Acontece

O grupo defende que a medida trará um maior acesso ao tratamento de água e esgoto pela população paulista

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta última terça-feira (14), o lançamento da Frente Parlamentar em apoio à privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A desestatização da empresa está prevista no Projeto de Lei (PL) 1.501/23.

“A iniciativa da Frente Parlamentar é justamente criar um grupo de trabalho com um núcleo de parlamentares que estejam cada vez mais capacitados para desmistificar algumas falácias que a oposição ao Governo criou sobre o saneamento básico”, explicou o proponente e coordenador da Frente Parlamentar, deputado Guto Zacarias (União).

Posicionamentos

O coordenador da Frente argumentou que há um estudo solicitado pelo Governo do Estado de São Paulo para o Banco Mundial e enviado ao Parlamento Paulista que aponta que a privatização da Sabesp trará uma universalização mais rápida do saneamento básico, maior quantidade de pessoas com acesso a água e esgoto tratados, com mais qualidade e com redução nas tarifas.

Já o líder do Governo, Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), esclareceu que a privatização da Sabesp vem para melhorar a qualidade da prestação do serviço. “O cidadão contribuinte precisa ter a presença do Estado na vida deles por meio do bem mais importante que existe, que é a água tratada com uma tarifa menor”, complementou.

O secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, explicou que a ideia é implementar novos modelos regulatórios de saneamento básico, contrato regionalizado e uma nova governança durante o processo de desestatização da Sabesp.

“A gente vem tendo muita segurança e convicção a respeito do projeto [de privatização] que a gente vem desenvolvendo em conjunto com os municípios, com os deputados e deputadas desta Casa e com muito debate. Acreditamos que esse é um projeto para o futuro do saneamento do Estado de São Paulo e da Sabesp. A ideia é universalizar o saneamento, ou seja, dar acesso à água às pessoas que estão sem”, defendeu a secretária estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

A gestora da Pasta ainda informou que dos 375 municípios atendidos pela companhia há cerca de 1 milhão de pessoas sem saneamento. Resende diz que é necessário investir mais recursos para garantir mais saúde e qualidade de vida para a população paulista.

Durante o lançamento da Frente Parlamentar, foi exibido um vídeo no qual o governador, Tarcísio de Freitas, parabeniza a criação do núcleo. “Tenho certeza que estamos construindo um projeto importante para o Estado de São Paulo, que vai nos garantir a universalização do saneamento, aumentar nossa disponibilidade hídrica, tornar a Sabesp ainda mais forte com a presença do capital privado, melhorando sua governança, sua performance e seus ganhos de eficiência para o cidadão”, posicionou-se.

No encerramento do evento, o deputado Guto Zacarias complementou que a frente representa a unificação de um pensamento político para que São Paulo esteja sempre em primeiro lugar.

Presenças

A Mesa foi composta pelos deputados Guto Zacarias e Jorge Wilson Xerife do Consumidor, Natália Resende e Rafael Benini. O evento também contou com a presença dos parlamentares Rafael Saraiva (União), Leonardo Siqueira (Novo), Lucas Bove (PL), Tomé Abduch (Republicanos) e Gil Diniz (PL).

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

21 de novembro de 2023

Brasil já registrou mais de 26 mil casos de homicídios dolosos, ao longo de 2024

Leia mais

21 de novembro de 2023

BPC: O que fazer quando o benefício é bloqueado?

Leia mais

21 de novembro de 2023

Prova de vida: quais são as regras vigentes em 2024

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.