06 de junho de 2023
FUNCIONÁRIOS DA DISNEY ENTRARAM EM GREVE
Funcionários do parque da Disney em Paris, na França, entraram em greve e fizeram manifestações reivindicando reajuste de salários.
É a quarta vez em três semanas que funcionários do parque da Disney em Paris fizeram uma paralisação. Durante a manifestação, no ultimo sábado (03/6), os funcionários chegaram a subir ao castelo temático do parque.
L'image de la journée pic.twitter.com/E8rUAVAylU
— Thib (@thibnd) June 3, 2023
“Para nós é menos mágico. Há um problema de poder aquisitivo, condições de trabalho”, disse ao site francês RTL o sindicalista Fabien (sobrenome não informado), um dos representantes da central sindical CGT.
INFLAÇÃO FRANCESSA
A França vive momento de inflação em alta. A situação intensificou desde o início da guerra na Ucrânia, que fez disparar os preços de energia e outros insumos básicos.
O ministro das Finanças, Bruno Le Maire, que disse esperar que a inflação atinja um pico neste verão (no Hemisfério Norte) e depois comece a diminuir, tem se reunido com varejistas de alimentos franceses para encontrar maneiras de ajudar os consumidores a lidar com a inflação dos preços dos alimentos.
“Os dados de fevereiro mostram que a inflação francesa ainda não atingiu seu pico. Dado que a inflação global subjacente deve continuar subindo nos próximos meses, isso dará mais argumentos ao Banco Central Europeu para continuar elevando os juros além do primeiro trimestre”, disse a economista do ING Charlotte de Montpellier.
Há também outros países europeus sofrendo com condições semelhantes. A inflação maior do que a média habitual nos países, os trabalhadores pedem reajuste salarial que se equipare ao aumento no custo de vida.