A partir de terça-feira (21), a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) passa a disponibilizar a vacina bivalente para gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos. A ampliação no público apto a receber a dose que imuniza contra a cepa original do vírus da Covid-19 e as variantes da Ômicron, está alinhada com o cronograma de vacinação da Secretaria de Saúde do Estado.
Vale lembrar que, para receber este imunizante, é preciso seguir algumas orientações. O munícipe que integra o grupo de pessoas aptas a receberem essa dose de reforço, precisa, no mínimo, ter completado o esquema primário, composto por duas doses das vacinas contra a Covid-19. Também é necessário respeitar o intervalo de quatro meses (122 dias) da última dose.
Além disso, é necessário que as gestantes e puérperas apresentem algum documento que comprove a gestação ou recém-gestação como certidão de nascimento do bebê ou carteirinha do pré-natal. Já a pessoa com deficiência permanente deve apresentar laudo médico.
Os 27 postos de vacinação da Primeira Cidade do Brasil disponibilizarão o imunizante bivalente. O público-alvo pode comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência. As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
A vacina também estará disponível de segunda a sábado, das 10h às 19h, no posto fixo do Brisamar Shopping.
“Chegou a vez das mamães e futuras mamães receberem essa proteção tão valiosa que é a vacina bivalente, ainda mais nesse período da gestação e pós-parto, onde muitas mulheres ficam mais vulneráveis, o que pode gerar riscos ao bebê e à mãe. Investimos na ciência, acreditamos fielmente na eficácia das vacinas, na proteção e segurança que elas proporcionam para quem recebe. Temos doses suficientes para atender a demanda da população. Então, fica aqui o convite de toda equipe de saúde de São Vicente, que está pronta esperando a sua presença”, ressalta Michelle Santos, secretária de Saúde.
Acompanhe abaixo os demais públicos que estão sendo vacinados no momento com a vacina bivalente:
– Pessoas acima de 60 anos;
– Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos com laudo;
– Pessoas vivendo em Instituição de Longa Permanência (ILPI) e seus trabalhadores;
– Indígenas (a partir de 12 anos);
– Ribeirinhos (a partir de 12 anos);
– Quilombolas (a partir de 12 anos).