21 de junho de 2025
Gigantes do setor portuário disputam projeto bilionário no Porto de Santos.

Tecon Santos 10 deve atrair até R$ 6,45 bilhões em investimentos e ampliar em 50% a movimentação de contêineres no maior porto da América Latina.
O projeto do Tecon Santos 10, megaterminal de contêineres e carga geral que será implantado no Porto de Santos, tem despertado forte interesse de grandes grupos nacionais e internacionais. Proposto pelo Governo Federal, o terminal promete se tornar o maior arrendamento portuário em volume de investimentos no país, com um aporte estimado em R$ 6,45 bilhões.
Nas últimas semanas, pelo menos oito gigantes do setor portuário se reuniram com representantes da União para discutir o empreendimento, que será leiloado em breve. Entre os players internacionais interessados estão a armadora Cosco e a operadora portuária China Merchants, ambas da China; a PSA, Autoridade Portuária de Cingapura; e a ICTSI, das Filipinas, com operações já consolidadas no Brasil.
Do lado nacional, destacam-se empresas como a JBS Terminais, responsável pelo terminal de contêineres de Itajaí (SC); a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que opera o Sepetiba Tecon, em Itaguaí (RJ); além dos grupos BTG Pactual e Pátria Investimentos.
A licitação do terminal será realizada em duas fases, conforme proposta da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), atualmente em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A primeira fase terá restrições de participação: empresas que já atuam com terminais de contêineres no Porto de Santos estarão impedidas de disputar.
Caso esse critério seja mantido, gigantes como Maersk e MSC – controladoras da Brasil Terminal Portuário (BTP) – e CMA CGM, que comanda a Santos Brasil, além da operadora Dubai Ports World (DPW), só poderiam entrar em uma eventual segunda etapa do leilão, caso não haja vencedores na primeira.
Com capacidade prevista para movimentar até 3,5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano, o Tecon Santos 10 poderá ampliar em até 50% a capacidade atual do Porto de Santos, consolidando ainda mais sua posição como o maior complexo portuário da América Latina.