Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

18 de abril de 2018

Gilberto Mendes

Banda Marcial de Cubatão inaugura espaço cultural Gilberto Mendes em Santos

Apresentação acontece nesta quinta-feira (19), às 20 h, no Centro de Atividades Integradas – Cais
A Banda Marcial de Cubatão é convidada especial nesta quinta-feira (19) durante a inauguração do Espaço Cultural Gilberto Mendes, em Santos. A apresentação, às 20 h, encerra a noite de programação artística. O Espaço funcionará no Centro de Atividades Integradas de Santos (Cais) que fica na Av. Rangel Pestana, 150.
A Marcial, sob regência do maestro Alexandre Felipe Gomes, vai levar clássicos do jazz como “Cheek to Cheek” de Irving Berling; “Tributo a Green Miller”, composição de Jeff Hest; “Children of Sanches”, de Chuck Mangione; e “Fly me to the Moon”, de Bart Howard, sucesso na voz de Frank Sinatra; além de trilhas sonoras de filmes apreciados por Gilberto Mendes, como o longa-metragem “Em Algum Lugar do Passado”. “É uma grande alegria homenagear o maestro Gilberto Mendes, grande nome da música do nosso tempo”, disse Alexandre.
O Espaço Cultural funciona no Cais, carinhosamente chamado pelos frequentadores de “castelinho”. Além de receber quase mil alunos dos cursos do programa de cursos gratuitos da Secult, o Fábrica Cultural, e da Escola Livre de Dança, o prédio funciona também como sede da Biblioteca de Artes Cândido Portinari e da Galeria de Arte Mário Gruber. A programação do dia 19 será aberta por poetas, além da apresentação de trechos do espetáculo “Pedaço de Mim”, do Balé da Cidade de Santos; participação do pianista Antonio Eduardo; Coral Municipal de Santos e do Coral Santista de Servidores; e também intervenções artísticas e exposições.
Gilberto Mendes – Nascido em Santos em 1922, Gilberto Mendes foi fundador, diretor artístico e programador do Festival Música Nova de 1962 a 2010, em Santos, a mais antiga e importante mostra internacional de música contemporânea da América. Desde 2012 o festival é realizado em Ribeirão Preto, onde recebeu o nome de Festival Música Nova Gilberto Mendes.
No Brasil, recebeu, entre outros, o Prêmio Carlos Gomes, do Governo do Estado de São Paulo, além de inúmeras condecorações da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e Ordem do Mérito Cultural, na classe de comendador, do Ministério da Cultura. Era membro honorário da Academia Brasileira de Música e do Colégio de Compositores Latinoamericanos de Música de Arte, com sede no México. Verbetes com seu nome constam das principais enciclopédias e dicionários mundiais, como o Grove, em inglês; o Rieman, em alemão; e o Dictionary of Contemporarry Music, de John Vinton. Gilberto Mendes faleceu em janeiro de 2016, aos 93 anos.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de abril de 2018

Conta de luz vai subir 16,4% para moradores da Região

Leia mais

18 de abril de 2018

Alesp aprova proposta que altera normas relacionadas ao funcionalismo público

Leia mais

18 de abril de 2018

Outubro Rosa: leis aprovadas na Alesp garantem prevenção ao câncer de mama

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.