21 de junho de 2026
Governador de SP anuncia R$ 48 milhões para hospital municipal
Recursos incluem repasse para aquisição da unidade e custeio anual da saúde no município
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (19) um investimento total de R$ 48 milhões para viabilizar a implantação do futuro Hospital Municipal de Guarujá.
O anúncio foi feito durante visita ao prédio do antigo Hospital Guarujá, recentemente adquirido pela Prefeitura, em agenda que contou com a presença do prefeito Farid Madi, parlamentares, secretários e autoridades estaduais e municipais.
Repasse garante compra e funcionamento
Do total anunciado, R$ 15 milhões serão destinados para que o Município finalize a aquisição da unidade hospitalar. Além disso, o Estado garantiu o repasse de R$ 33 milhões anuais para custeio dos serviços de saúde no local.
Segundo o governo estadual, o objetivo é fortalecer a rede de atendimento na Baixada Santista e ampliar a capacidade hospitalar da região.
Projeto considerado estratégico para a região
Durante a visita, o governador destacou a proposta de reaproveitamento da estrutura já existente como uma solução estratégica para acelerar a implantação do hospital.
O prefeito Farid Madi afirmou que a criação do Hospital Municipal de Guarujá é um dos principais projetos da administração e representa uma demanda histórica da população, especialmente da região de Vicente de Carvalho.
Adequações estruturais serão necessárias
Antes de entrar em funcionamento, o prédio deverá passar por intervenções técnicas e estruturais, incluindo revisão dos sistemas elétrico e de gás, além de outras adequações necessárias para adequação hospitalar.
Capacidade prevista
A unidade deverá contar com até 100 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura tem como objetivo ampliar a oferta de internações, reduzir filas e fortalecer a autonomia do sistema municipal de saúde.