29 de agosto de 2025
Governo de SP recebe propostas para o Túnel Santos–Guarujá nesta segunda-feira (1º)

Obra inédita no Brasil promete transformar a mobilidade na Baixada Santista, reduzir o tempo de viagem e impulsionar o desenvolvimento regional
Na próxima segunda-feira (1º), o Governo de São Paulo recebe as propostas para a execução do Túnel Imerso Santos–Guarujá, projeto considerado um dos mais aguardados do Estado. A entrega dos envelopes ocorrerá às 10h, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. Já o leilão está marcado para sexta-feira (5), às 16h, também na B3.
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o empreendimento contará com aporte público de até R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre Governo de SP e Governo Federal. O contrato terá validade de 30 anos e abrangerá construção, operação e manutenção.
A estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos com módulos de concreto pré-moldados assentados no leito do canal portuário — técnica já consagrada em países da Europa e Ásia.
Mobilidade inédita e sustentável
O túnel contará com três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de passagem para pedestres, ciclistas e galeria de serviços. A solução multimodal tornará a Baixada Santista referência em mobilidade inteligente, sustentável e inclusiva.
Impacto regional
Hoje, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, com tempo médio de 18 minutos e sujeita a filas, ou por estrada, onde a viagem pode levar até 1 hora. Com o túnel, o deslocamento entre as cidades será realizado em até 5 minutos, beneficiando diretamente mais de 720 mil moradores e milhares de trabalhadores que cruzam diariamente o canal.
Além da agilidade, a obra vai impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e contribuir para a redução de emissões, ao estimular meios de transporte coletivos e de baixa emissão.