14 de março de 2023
Grupo Carrefour Brasil, por meio do seu Instituto, inicia seleção de jovens para novas turmas da Escola Social do Varejo
Programa de preparação para o mundo do trabalho oferece 300 vagas em cursos gratuitos na modalidade de educação a distância (EAD) nos Estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia
Estão abertas as inscrições para as novas turmas da Escola Social do Varejo (ESV), programa do Grupo Carrefour Brasil, desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança, que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. O curso, integralmente gratuito, é uma porta de entrada para os jovens que buscam o primeiro emprego formal. São oferecidas 300 vagas nos estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco.
As inscrições para as regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Recife (PE) e Salvador (BA) vão até 20 de março ou até atingir 1 mil candidatos por núcleo.
Para participar da seleção, é necessário ter de 17 a 24 anos, ter concluído o Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos. Cada núcleo disponibiliza 100 vagas e a formação é totalmente online, com algumas atividades especiais acontecendo presencialmente. Os selecionados receberão um tablet com acesso à internet para utilizar durante o período de formação. O curso tem duração de aproximadamente quatro meses, com aulas online ao vivo duas vezes por semana, de duas horas cada, e outras atividades a serem desenvolvidas na plataforma de Educação a Distância (EaD).
Os jovens que participam da ESV recebem apoio e orientação para a busca de oportunidades de emprego. Um dos maiores atrativos é o alto índice de inserção no mercado de trabalho, que alcança 80%, a maioria em empresas de médio e grande porte. O certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) como curso de extensão.
Na primeira etapa, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online para o núcleo do estado de interesse, disponível nos seguintes links:
Processo seletivo
O processo seletivo da Escola Social do Varejo passou por mudanças com o objetivo de reduzir o número de fases e torná-lo mais ágil. A primeira etapa envolve o preenchimento da ficha de inscrição, na qual o candidato deve confirmar o período em que terá disponibilidade para participar das aulas virtuais(manhã, tarde, ou qualquer horário).
Os jovens que estiverem dentro dos critérios para admissão no programa são incluídos em grupos de WhatsApp e recebem informações sobre os próximos passos. Na segunda etapa, os inscritos participam de uma dinâmica de grupo online ou presencial com a equipe de educadores e coordenadores da ESV e respondem a uma sondagem para avaliação de conhecimentos pessoais e gerais.
As informações sobre o processo estão disponíveis no link e nas redes da ESV no Facebook e Instagram. As listas de aprovados serão divulgadas no dia 22 de março, após as 17h. O início das aulas está previsto para 28 de março.
Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados precisam providenciar os seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de residência; comprovante de vacinação contra a Covid-19; declaração de conclusão do Ensino Médio ou a Ficha 19 para quem já finalizou e comprovante de matrícula para quem ainda está cursando; título de eleitor; foto 3×4; carteira de trabalho; PIS/NIS; e, para os do sexo masculino, certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI — Certificado de Dispensa de Incorporação.