14 de fevereiro de 2022
Grupo Dança de Rua do Brasil apresenta espetáculo
“Santos a Capital da Dança” é o nome do espetáculo gratuito que o Dança de Rua do Brasil apresentará na quarta (16), às 20h30, no Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).
A montagem, que dura cerca de uma hora, terá algumas das coreografias mais marcantes da trajetória de mais de 30 anos do grupo, como ‘A Lenda’, ‘Homens de Preto’ e ‘Vikings’, além de abrir espaço para grupos convidados adultos e infantis.
“Queremos fazer uma celebração da nossa história e também valorizar os grupos da Baixada Santista”, comentou o diretor do Dança de Rua Marcelo Cirino, que também assina a direção do espetáculo, ao lado do coreógrafo Nei Jackson.
Para quem deseja conferir a exibição, a retirada de ingressos será realizada a partir das 14h no dia do espetáculo, na bilheteria do Municipal. O limite para retirada são dois convites por pessoa.
Vale lembrar que para maiores de 12 anos é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação completo, na entrada do Teatro, conforme a Portaria Municipal 18/2021 de 25/10/2021.
Mais de 30 anos de sucesso
O marco zero do grupo se deu em 1991, com a criação do primeiro curso de dança de rua no País, idealizado e introduzido por Marcelo Cirino, que contou com apoio da Secretaria de Cultura de Santos (Secult), baseado em trabalho prático e de pesquisa, que havia desenvolvido desde 1982.
“Até 1991 não existiam cursos ou festivais que tratavam a dança de rua com o respeito que ela merecia. O nosso curso pioneiro no Brasil fez surgir o grupo Dança de Rua”, relembra Cirino.
As marcas do pioneirismo não pararam por aí: o Dança de Rua é o primeiro grupo profissional sul-americano do gênero, sendo também o único a possuir cinco placas na Calçada da Fama do Festival de Dança de Joinville, um dos maiores eventos do segmento no mundo. O grupo possui, ainda, dezenas de títulos conquistados, sendo 27 primeiros lugares consecutivos em competições internacionais.
Referência nacional e internacional do street dance, o Dança de Rua contabiliza dezenas de participações em programas de TV, dos mais variados gêneros e emissoras, sem contar as apresentações em eventos especiais, como na coreografia de abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007.
Uma origem quase centenária
A teoria mais aceita para origem da dança de rua no mundo se dá nas primeiras manifestações que surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas para fazer seus shows. Nos anos de 1960, o cantor James Brown ampliou os horizontes do street dance, por meio do funk. Já o break, uma das vertentes do ritmo, explodiu nos EUA nos anos de 1980 e se expandiu mundialmente.