Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

09 de junho de 2022

Guarda Civil prende suspeito de integrar quadrilha de roubo a condomínios de luxo na Capital

 | Jornal Acontece

Sistema de reconhecimento de caracteres foi fundamental na prisão

 

Um homem suspeito de integrar uma quadrilha de roubo a condomínios de luxo na Capital foi preso na tarde de terça-feira (07), em Praia Grande, após o carro que ele ocupava ter sido identificado ao entrar na Cidade como sendo produto de furto. A integração entre o sistema de reconhecimento de caracteres foi fundamental para o desfecho da ocorrência.

 

O sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) deu o alerta sobre dois veículos que acabavam de entrar na Cidade: um Mercedes produto de furto de um prédio de luxo na Capital e um HB20 supostamente envolvido na prática do crime.

 

Viaturas da Guarda Civil Municipal começaram a se deslocar e conseguiram abordar o Mercedes na Via Expressa Sul. No veículo estavam duas mulheres e um homem e nada de ilícito foi encontrado com eles. Porém, ao serem questionados sobre a procedência do veículo, o homem confessou ter praticado furtos em apartamentos no bairro Bela Vista, na Capital. Após invadir um dos imóveis por meio de arrombamento da porta, conseguiu a chave do veículo, que também foi furtado. As mulheres alegaram desconhecer os fatos.

 

Diante dos fatos, as equipes da GCM deram voz de prisão aos suspeitos e os encaminharam à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde o delegado de plantão tomou as providências legais. O Mercedes foi apreendido e o outro veículo supostamente envolvido não foi identificado.

 

Cerco eletrônico – As câmeras de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) formam uma espécie de cerco eletrônico em todo o Município, identificando as placas dos veículos que entram na Cidade. Quando um veículo produto de furto ou roubo tem sua placa comunicada à Polícia Militar ou ao Cicoe, os dados são lançados no sistema e assim que o veículo passa por uma dessas câmeras de OCR um alarme é disparado no Cicoe e as viaturas são acionadas. Este software está instalado em pontos estratégicos, como as principais vias de acesso à Cidade.

 

Atuação – Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta com cerca de 380 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo. Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).

 

 

 

Foto:Prefeitura de Praia Grande
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de junho de 2022

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Leia mais

09 de junho de 2022

Homem acusado de matar atendente de farmácia é preso em Cubatão

Leia mais

09 de junho de 2022

Polícia esclarece: idoso é suspeito de atacar pessoas em situação de rua em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.