19 de junho de 2023
Guarujá abre edital para seleção de 12 espetáculos teatrais
Para os selecionados, serão disponibilizados R$ 6.500,00 para auxiliar na produção das peças; interessados podem se inscrever até 10 de julho
Com o objetivo de estimular o interesse da população pelas artes cênicas e incentivar o desenvolvimento de espetáculos, a Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para seleção de peças teatrais, por meio do edital 03/2023. As propostas devem ser de proponentes que morem no Município. Ao todo, 12 projetos serão selecionados e receberão apoio financeiro para viabilizar a execução das ideias apresentadas. Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de julho.
Para a inscrição, basta preencher o formulário disponível no link https://shre.ink/lAsX com toda documentação solicitada no edital. As peças vencedoras serão apresentadas gratuitamente e a curadoria será efetuada por uma banca especializada. Aos selecionados serão destinados R$ 6.500,00 para auxiliar na produção da peça.
Cada espetáculo deve ter duração mínima de 40 minutos e máxima de 120 minutos. Serão aceitos todos os gêneros teatrais, sendo estes: comédia, tragédia, musical, ópera, drama, tragicomédia, monólogo, autosacramental, entremés e experimental.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Renato Pietropaolo, a influência do teatro tem um valor inestimável. “Além de possibilitar a viabilidade econômica das produções fomentando a classe artística, também há o incentivo para que os munícipes tenham cada vez mais interesse pela arte performática, que tem um papel fundamental na formação cultural e no desenvolvimento das pessoas”, destacou.
Confira a documentação necessária para inscrição e demais informações sobre o processo de seleção no edital 03/2023, que pode ser acessado no link: https://shre.ink/lADL ou na edição de sábado (17), do Diário Oficial do Município.
Festival de Teatro 2023
As produções selecionadas vão apresentar os espetáculos durante o Festival de Teatro 2023, que será realizado no período de 23 a 30 de julho. No entanto, a abertura do festival acontece antes disso, no dia 22 de julho, onde será apresentado um espetáculo oriundo de uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Social do Comércio (Sesc) São Paulo, que também integra a banca responsável pela curadoria.