Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

13 de dezembro de 2024

Guarujá amplia cultura, esporte e lazer com Educação em Tempo Integral em 15 escolas

 | Jornal Acontece

Prefeitura oferta modalidade na rede municipal de ensino desde o início do segundo semestre, conforme previsto na Lei 5.231/2024, e quase 800 estudantes são atendidos

 

Com a meta de fortalecer o combate à vulnerabilidade social, desde o início do segundo semestre, a Prefeitura de Guarujá oferta o Programa Educação em Tempo Integral (Peti) na rede municipal de ensino. Uma iniciativa que se tornou realidade graças à sanção da Lei 5.231/2024, instituída pelo chefe do Executivo no último mês de junho. Atualmente, 15 escolas e 798 estudantes são contemplados, sendo que os critérios para seleção foram nível de alfabetização e situação socioeconômica.

 

Agora, a Administração Municipal tem o compromisso de garantir e ampliar o acesso à cultura, esporte e lazer durante o contraturno escolar do Ensino Fundamental 1 e 2, o que já vem sendo feito. Quem atesta a qualidade da nova modalidade é a avó de quatro alunos matriculados na rede municipal, Cida Mariano, de 60 anos. Ela é responsável por todos e conta que dois dos netos fazem parte do Peti, possibilitando que consiga prestar mais serviços como faxineira para aumentar a renda em casa.

“Meus netos tem 11, 9, 5 e 3 anos, e os dois mais velhos tiveram um avanço diferenciado esse ano. Até a interação deles melhorou, porque voltam da nova jornada falando o que aprenderam e com uma concentração que antes não tinham. Outro ponto positivo é que consigo aceitar novos trabalhos durante o período que estão na escola. Espero que o programa continue crescendo e ajudando as famílias”, comemora a avó Cida Mariano.

O estudante da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente (Santa Rosa), Petrick Mariano, de 11 anos, está terminando o 5° ano, confirma a percepção da avó e destaca que fazer natação está sendo uma de suas das atividades favoritas. “Eu não sabia nadar e agora sei de várias formas, além de ter aprendido a controlar a respiração e ficar debaixo d’água. Depois da aula, também faço artesanato, música e informática. Construi até um boneco de argila e está sendo bem legal”, explica.

Sem tempo para ociosidade

Na prática, após o ensino regular, onde são ministradas disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, os alunos permanecem em suas próprias unidades ou entre os quatro Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs) para a realização de diversas atividades complementares. Há aulas de letragem, modalidades esportivas e oficinas culturais.

Para Cristiana Teixeira, de 49 anos, que é mãe da aluna Júlia Teixeira, de 11 anos, também matriculada na Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente, a filha não tem mais tempo para ficar ociosa e ganhou autonomia.

“Sou professora, reconheço o bom trabalho da rede pública, mas confesso que sempre fui resistente à Educação em Tempo Integral, principalmente porque tinha medo da adaptação dela. Para a minha surpresa, ela gosta tanto que pede pra vir e consigo atuar mais tranquila. Além disso, o Peti está ajudando em relação à internet, porque a Júlia passou a fazer o uso muito mais moderado e responsável do celular, que eu tanto tinha dificuldade para controlar. Está sendo excelente para nós”, pondera Cristiana Teixeira.

Abertura de matrículas

Em julho de 2023, o Governo Federal criou o Programa Escola em Tempo Integral. Em agosto do mesmo ano, Guarujá aderiu à proposta e assumiu o compromisso de abrir matrículas nesta modalidade de ensino até 2024. A medida atende a meta seis do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que, pelo menos 25% dos estudantes da Educação Básica sejam atendidos.

O secretário de Educação de Guarujá, considera que o Peti está superando as expectativas e já revela excelentes resultados. “A comunidade tem agradecido a Educação em Tempo Integral e compartilhado como o desenvolvimento das crianças aumentou, especialmente no campo pedagógico. Não temos dúvidas de que os nossos estudantes são protagonistas de suas histórias e conquistarão oportunidades maravilhosas”, finaliza o titular da pasta.

Conheça as 15 escolas municipais:

  • Escola Municipal Vereador Afonso Nunes (Parque Estuário);
  • Escola Municipal Angelina Daige (Vila Áurea);
  • Escola Municipal Professor Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice);
  • Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt (Jardim Boa Esperança);
  • Escola Municipal Napoleão Rodrigues Laureano (Jardim Maravilha);
  • Escola Municipal Professora Lúcia Flora (Jardim Progresso);
  • Escola Municipal Doutor Gladston Jafet (Vila Lygia);
  • Escola Municipal Giusfredo Santini (Morrinhos);
  • Escola Municipal Professora Maria Aparecida Araújo (Morrinhos);
  • Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente (Santa Rosa);
  • Escola Municipal Paulo Freire (Santa Clara);
  • Escola Municipal Sérgio Pereira (Cidade Atlântica);
  • Escola Municipal Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba);
  • Escola Municipal Professor Antônio Ferreira de Almeida Junior (Jardim Tejereba);
  • Escola Municipal Vereador Ary Silva Souza (Jardim Mar e Céu).
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

13 de dezembro de 2024

Fatec de Praia Grande prorroga o período de inscrições para vestibular

Leia mais

13 de dezembro de 2024

Oportunidade de ingressar na universidade, processo seletivo 2025 vagas remanescentes

Leia mais

13 de dezembro de 2024

Vestibular 2025 da Esamc Santos está com isenção da taxa

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.