Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

29 de março de 2021

Guarujá antecipa vacinação de idosos com 68 anos

 | Jornal Acontece

Guarujá antecipa a partir desta terça-feira (30) mais uma faixa etária na campanha de vacinação contra a covid-19. É a vez dos idosos que têm 68 anos se dirigirem aos postos e garantirem a primeira dose do imunizante, o que estava previsto para ocorrer apenas no dia 5 de abril, de acordo com o calendário do Governo do Estado. São esperadas ao menos 2.000 pessoas dentro desse grupo.

Esta é mais uma antecipação promovida pelo Município ao calendário vacinal estadual. Isso ocorre graças à ampla cobertura de imunização nos demais grupos – a maioria já ultrapassou 100% do público esperado –, a atual disponibilidade de vacinas para a primeira dose e a chegada de um novo quantitativo vindo do Governo do Estado, que deve ocorrer até o fim desta semana.

Postos de vacinação

A Cidade segue com dois postos de vacinação. O Ginásio do Guaibê, com funcionamento das 8 às 16 horas para quem preferir ser vacinado dentro do espaço; e das 9 às 15 horas, no sistema drive-thru. Nesta semana, em razão do feriado, o atendimento será de segunda a quarta-feira.

Além do Guaibê, o Município conta com um posto volante montado na Coordenadoria da Guarda Civil Municipal (GCM), no Distrito de Vicente de Carvalho (Rua Cunhambebe, 500, no Jardim Cunhambebe). Ele funciona das 8 às 14 horas, também de segunda a quarta-feira, excepcionalmente nesta semana, apenas com sala de vacinas.

Para garantir a dose, basta o munícipe comparecer munido de um documento com foto e comprovante de residência, se for primeira dose. Caso seja a segunda, também é preciso apresentar o cartão de vacinação.

Cadastro prévio

É recomendado, mas não obrigatório, o cadastro no site do VacinaJá, do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). A realização do pré-cadastro não garante preferência no momento da imunização, mas agiliza o processo de preenchimento dos dados antes da vacinação, economizando 90% do tempo. Imprimir a ficha e levá-la ao posto deixa o atendimento ainda mais rápido.

Para se ter uma ideia, o tempo de atendimento para quem fez o cadastro leva em média de 1 a 3 minutos. Quando não é feito, a inscrição no ato da vacinação seguida da aplicação da dose propriamente dita demora cerca de 10 minutos.

O cadastro pode ser realizado pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar.

Demais faixas etárias e segunda dose

Mesmo com a ampliação da faixa etária, os demais grupos que já estão em processo de imunização e que, porventura, ainda não tenham se dirigido aos postos devem fazê-lo. São eles idosos com 69 anos ou mais, além de profissionais e trabalhadores de saúde.

Também continuam a ser aplicadas as segundas doses nos grupos prioritários. É preciso ficar atento à data descrita na ficha de vacinação para retornar a um dos dois postos de vacinação. Receber o reforço do imunizante é fundamental para garantir a proteção plena contra as formas graves da doença. Por mais que a primeira dose já garanta um algum nível, receber a segunda dose é fundamental.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

29 de março de 2021

Preso homem que estuprou filha de 11 anos

Leia mais

29 de março de 2021

Espetáculo sobre Anita Malfatti circulará pela Baixada Santista

Leia mais

29 de março de 2021

260 mil veículos devem descer durante o feriado

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.