Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Cido Barboza

Jornalista, relações públicas e administrador de empresas -
CEO do FAS - maior Fórum de reconversão verde do Brasil; e
Influencer motivacional com foco em sustentabilidade e poder pessoal

23 de setembro de 2025

Guarujá promove evento escolar aberto ao público com foco em sustentabilidade

 | Jornal Acontece

A Escola Municipal Dr. Napoleão Rodrigues Laureano, no Jardim Maravilha, realiza nesta quinta (25), às 8h, e sexta-feira (26), às 13h, um evento aberto ao público com foco em condutas ecológicas, educação ambiental e empreendedorismo. A ação integra as iniciativas da Prefeitura de Guarujá voltadas à promoção da sustentabilidade e deve reunir cerca de 500 alunos.

 

A programação inclui palestras, oficinas, feiras de sustentabilidade, apresentações de projetos e brechós, com participação ativa dos estudantes, que desenvolveram atividades ao longo do ano letivo utilizando materiais recicláveis como caixas de ovos, garrafas PET, tampinhas, papelão e lacres de alumínio.

 

Entre as criações dos alunos estão jogos de lógica, maquetes, réplicas de animais marinhos, mosaicos e poemas temáticos, que estarão expostos em murais nos dois dias do evento.

 

Educação ambiental na prática

As palestras abordarão temas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), racismo ambiental, casas flutuantes e poluição marinha. As salas serão organizadas pelos próprios alunos, com equipamentos de projeção e ambientação temática, permitindo que os visitantes escolham qual conteúdo acompanhar.

Inspirado pela campanha da ONU “Como acabar com a poluição plástica”, o projeto incentiva o protagonismo estudantil e o engajamento da comunidade escolar nas práticas de cuidado com o meio ambiente.

 

Brechó solidário e impacto positivo

O evento também contará com um brechó solidário em dois dias. No primeiro, será coordenado pelos alunos, com itens doados por colegas, familiares e professores. No segundo, será aberto à comunidade. A arrecadação será destinada à formatura dos alunos no fim do ano.

O professor de Matemática, Guilherme Laranjeira, destaca o impacto do projeto:

“Fiquei maravilhado com a mudança de conduta. Muitos alunos me disseram que começaram a separar o lixo em casa depois que conversamos sobre isso em aula. Isso também influenciou os familiares, que adotaram hábitos mais sustentáveis”.

 

ONU aponta caminhos para reduzir poluição plástica

Segundo relatório publicado pela ONU em 2023, é possível reduzir em até 80% a poluição plástica até 2040, com a adoção de políticas voltadas à reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação do uso de materiais. A proposta reforça a importância de ações locais como a promovida pela escola, que colaboram para mudanças estruturais na relação com o meio ambiente.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

23 de setembro de 2025

Cubatão leva educação ambiental às escolas e destaca importância da água

Leia mais

23 de setembro de 2025

Mutirão ‘Clean up Day’ recolhe mais de 4 toneladas de resíduos em Cubatão

Leia mais

23 de setembro de 2025

Cubatão é pioneira na Região ao aderir ao ODS 19 da Agenda 2030 da ONU

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.