Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

13 de maio de 2025

Guarujá realiza ato simbólico alusivo ao Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo

 | Jornal Acontece

Evento terá entrega de réplica da Lei Áurea e certificado de reconhecimento à Mocidade Amazonense

 

 

 

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), em parceria com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, realizará um ato simbólico contra o racismo nesta quarta-feira (14), às 11 horas, no Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Amazonense (Rua Francisco Alves, 72, Paecará).

 

O evento tem como objetivo informar a população sobre a ressignificação do 13 de maio em todo o Brasil, que além de marcar a abolição da escravidão, tornou-se o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo. Além disso, o ato visa celebrar os espaços de resistência da comunidade negra e reforçar a importância da luta contínua contra o preconceito racial na sociedade.

 

Durante a cerimônia, será entregue uma réplica da Lei Áurea, juntamente com um certificado de reconhecimento à Mocidade Amazonense como espaço de resistência da comunidade negra, em um gesto que enfatiza o Ato de Aquilombamento.

 

 

 

Lei do Racismo

A Lei nº 7.716/89, conhecida como Lei do Racismo, pune todo tipo de discriminação ou preconceito com base em origem, raça, sexo, cor e idade, será um dos pilares da discussão.

 

Embora o 13 de maio marque a promulgação da Lei Áurea, em 1888, formalizando a abolição da escravidão no Brasil, a data hoje assume um significado de denúncia contra o racismo. Historicamente, a ausência de medidas que proporcionassem uma integração digna da população negra na sociedade faz com que este dia não seja de celebração.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

13 de maio de 2025

Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho

Leia mais

13 de maio de 2025

Ex-secretário tem processo encerrado pela Justiça e fica sem registro criminal

Leia mais

13 de maio de 2025

PAT de Guarujá oferece 138 vagas de emprego

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.