04 de maio de 2022
Guarujá realiza formação sobre dislexia para profissionais de educação

Orientadores de ensino puderam entender o transtorno de linguagem,e professores receberão conteúdo de modo virtual
No último dia 26, a Prefeitura de Guarujá promoveu um encontro com orientadores pedagógicos de ensino fundamental II da rede municipal, que trouxe como tema a dislexia. A reunião aconteceu na Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt (Jardim Boa Esperança) e envolveu 25 profissionais da área, a fim de apresentar o conteúdo de formação sobre o tema.
A equipe da Secretaria de Educação (Seduc) elaborou materiais escritos e audiovisuais, que foram apresentados aos orientadores de forma presencial. Já aos professores de ensino fundamental I e II, o conteúdo será explanado a partir desta quarta-feira (4), no Horário do Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) virtual.
A dislexia é um transtorno de linguagem, no qual a criança apresenta dificuldade no processo de aprendizagem, como: leitura, escrita, soletração e ortografia. Torna-se evidente na época da alfabetização e, algumas abordagens em sala de aula, podem minimizar a dificuldade enfrentada por esses alunos.
“É de suma importância o conhecimento das características mais comuns da dislexia e deve ser trabalhado com todos os docentes, pois são eles os primeiros a enxergarem sinais indicativos. Outro ponto importante da formação são as orientações de mediação docente com o aluno disléxico, principalmente durante as provas, que devem ser aplicadas utilizando trabalhos, projetos, desenhos e relatos orais”, acrescenta o secretário Adjunto de Gestão de Ensino,João José de Oliveira Pecchiore.
A ação integra uma série de formações que vêm sendo disponibilizadas aos profissionais da Educação, que em fevereiro abordou, por exemplo, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e em março, neurociência e aprendizagem.