20 de julho de 2026
Guarujá retira mais de 340 veículos abandonados de vias públicas
Dos 440 automóveis notificados no primeiro semestre, cerca de 65% foram retirados pelos próprios proprietários
A Prefeitura de Guarujá segue trabalhando ativamente pelo ordenamento da Cidade. Ao longo do primeiro semestre, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) realizou uma operação para notificar e recolher veículos abandonados de vias públicas. Como resultado, 342 automóveis foram retirados, tanto pela Administração Municipal quanto pelos proprietários. Ação semelhante ocorreu na região, como a Operação Lata-Velha, que retirou veículos abandonados em São Vicente.
Dos 440 veículos notificados, aproximadamente 65% foram retirados voluntariamente pelos proprietários. Apenas 56 veículos (13%) precisaram ser removidos por guincho, demonstrando a efetividade das notificações e das ações de fiscalização, com a maioria das situações solucionada de forma voluntária.
Os veículos abandonados nas vias públicas do Município são retirados de acordo com o Decreto 4034/2013, que define as regras para remoção. Durante a vistoria nos bairros, caso o proprietário ou condutor não estejam presentes, é expedida uma notificação e ele tem o prazo de 10 dias para fazer a remoção. Caso contrário, o carro é guinchado e levado para o pátio municipal. No entanto, a maioria dos veículos é retirada pelo próprio responsável.
“Os resultados confirmam a eficiência das ações de fiscalização, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e preservação dos espaços públicos. Além disso, essa ação é importante para evitar problemas de saúde pública, como a procriação de insetos e vetores de doenças, e também proporcionar mais segurança aos munícipes”, ressalta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Marco Antônio da Silva.
Quando um veículo é considerado abandonado
Para configurar como abandonado, o veículo precisa estar estacionado na via por mais de 30 dias ininterruptos, sem no mínimo uma placa de identificação obrigatória. São observados também o evidente estado de decomposição da carroceria e de partes removíveis, incluindo pneus arriados em visível e flagrante mau estado de conservação, carroceria com sinais de colisão, objeto de vandalismo e depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético.
Todos os veículos recolhidos são encaminhados ao Pátio de Apreensões da Ditran, localizado na Avenida Santos Dumont, 70, permanecendo sob custódia administrativa até a sua liberação ou leilão.
Como denunciar
Os munícipes podem denunciar ou solicitar a remoção de veículos pelo telefone (13) 3308-5310 ou pela Ouvidoria Municipal, no telefone 162.
Leia também