12 de junho de 2018
História
Museu Pelé completa quatro anos com exposição, caricaturas e música
O Museu Pelé completa quatro anos nesta sexta (15) e os visitantes é que vão ganhar lembrança: uma caricatura, nos traços dos artistas Cacá Marszolek, Matheus Rocket e Luiz Carlos. Os desenhos serão produzidos entre 13h30 e 16h30, no lobby do museu, e marcam, também, a abertura da exposição Artilheiros do Brasil, elaborada pela Caricartoon Eventos, de São Paulo. Já às 15h, apresenta-se, no mesmo espaço, o Quarteto de Cordas Martins Fontes.
A exposição, instalada na área interativa do Museu Pelé, apresenta 11 caricaturas em tamanho real, em homenagem a atletas que integraram a seleção brasileira de futebol como Pelé, Zico e Romário. Os visitantes poderão tirar fotos, como se fossem integrantes da seleção canarinho.
Todas as caricaturas foram produzidas de acordo com a época em que os jogadores atuaram. Os desenhos dos mais antigos, são retratados em preto e branco, enquanto os do período intermediário aparecem em desenhos opacos e, os atuais, em cores bem vivas.
Imagens de época
“A intenção é dar aos visitantes a sensação de como era assistir pela TV a um jogo na época em que o jogador atuava”, explicou a equipe da Caricartoon. A exposição poderá ser apreciada até o dia 20 de agosto.
Cerca de 223 mil pessoas já visitaram o Museu Pelé desde 2014, quando foi inaugurado – os dados são até 31 de maio. O equipamento ocupa a área dos antigos Casarões do Valongo, construídos na segunda metade do século 19 – os imóveis foram destruídos por incêndios em 1985 e 1992, e reconstruídos a partir de 2010, obedecendo ao projeto original das fachadas, volumetria e acabamentos externos, mas com instalações modernas no espaço interno.
O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria fecha uma hora mais cedo) no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo, Centro Histórico. O ingresso custa R$ 10,00 – há desconto de 50% para estudantes, pessoas com deficiência e acompanhante, professores da rede pública e maiores de 60 anos. Aos domingos, o ingresso é R$ 5,00 para todos os visitantes.