Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

09 de outubro de 2025

Horário de Verão: entenda por que a prática não deve ser retomada pelo governo em 2025

 | Jornal Acontece

O horário de verão está suspenso desde 2019 e, de acordo com o governo federal, não será retomado em 2025. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), as atuais condições dos reservatórios são consideradas favoráveis, o que elimina a necessidade de adiantar os relógios em uma hora para economizar energia com o aproveitamento da luz natural.

 

Apesar disso, a pasta ressaltou, por meio de nota, que continua avaliando periodicamente a adoção do horário de verão, com o objetivo de garantir a segurança e a confiabilidade do suprimento eletroenergético no país.

 

Clique aqui para ter acesso a informações complementares sobre o horário de verão

 

As informações foram apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), em setembro.

 

Por que o horário de verão foi suspenso?

 

Em 2019, o governo entendeu que o horário de verão deixou de produzir os benefícios esperados, sobretudo, em função da mudança nos hábitos de consumo por parte da população, além da intensificação do uso de equipamentos de refrigeração durante o período da tarde. 

 

Diante disso, “a máxima de energia havia deixado de ocorrer no período noturno, passando a se concentrar por volta das 15h, o que comprometia a efetividade da política.”

 

O retorno do horário de verão foi comentado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em algumas ocasiões ao longo deste ano. Em uma delas, o chefe da pasta afirmava “torcer” para que não houvesse necessidade de voltar a adotar o adiantamento dos relógios, mas que a medida não estava descartada.

 

Para Silveira, a adoção só seria retomada em meio à necessidade urgente, como em casos de escassez de energia em períodos de seca. Porém, atualmente, o governo avalia que não há esse risco.

 

Fonte: Brasil 61

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de outubro de 2025

“Agora a gente existe no mapa”: programa leva CEP a todas as favelas do país

Leia mais

09 de outubro de 2025

Governo amplia distribuição de antídotos após casos de intoxicação por metanol

Leia mais

09 de outubro de 2025

Inscrições para a segunda chamada de médicos no SUS estão abertas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.