13 de maio de 2021
Hospital de Cubatão: reconhecimento de excelência e abertura de CEI na mesma semana
O Hospital Municipal de Cubatão, no litoral de São Paulo, vive situação atípica nesta semana. Enquanto a gestão do Hospital recebe mais um Certificado de Proficiência, que atesta a eficiência da gestão, um grupo de seis vereadores abriu uma Comissão Especial de Inquérito – CEI, sob críticas.
Administrado pela Fundação São Francisco Xavier, o Hospital de Cubatão recebeu o Selo de Proficiência do Controllab, empresa que garante a excelência em ensaios clínicos. O Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como Controle Externo da Qualidade (CEQ), é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz para determinação do desempenho analítico do laboratório e requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais (ISO 15189, ISO 17025, PALC-SBPC/ML, DICQ-SBAC etc.) e órgãos regulamentadores.
A CEI da Câmara
No dia 11, os vereadores aprovaram a criação da uma CEI para apurar possíveis irregularidades cometidas pela FSFX. O requerimento, de autoria de Rafael Tucla (Progressistas), é subscrito pelos vereadores Tinho (Republicanos), Fábio Roxinho (MDB), Sérgio Calçados (PSB), Rony do Bar (PSD) e Alessandro Oliveira (PL).
Os vereadores dizem receber ‘milhares de reclamações de mau atendimento no Hospital por parte dos moradores’. Seriam denúncias de omissão de socorro, falta de estrutura e de privilegiar os pacientes do convênio.
Chateados por ‘não terem seus questionamentos devidamente respondidos pela Fundação’, o grupo apresentou uma lista de suspeitas que pretende investigar: se há débito da Fundação com a Prefeitura, se o contrato está sendo cumprido integralmente, e o ‘burburinho’ sobre fechamento do anexo.
A CEI será formada por sete parlamentares, com prazo de sessenta dias, a partir de sua publicação no Diário Oficial, para fazer a apuração dos fatos.
Resposta da Fundação
Em decorrência da informação divulgada referente à gestão do Hospital de Cubatão, FSFX esclarece que ainda não foi notificada oficialmente pela Câmara. A Fundação é uma entidade beneficente de assistência social que atua há mais de 50 anos nas áreas da saúde e educação, na administração com excelência de quatro unidades hospitalares em Minas Gerais e um em Cubatão.
O trabalho da instituição é marcado pelo atendimento humanizado e acolhedor, referência para outras unidades do Brasil. A entidade é pautada por uma atuação ética e transparente na administração de seus hospitais, e reforça que as contas do Hospital de Cubatão são públicas e estão acessíveis a todos. Inclusive a FSFX mantém um canal aberto, com equipe de ouvidoria dedicada a atender e ouvir a população.
Recentemente, a FSFX foi reconhecida pela Federação Internacional de Hospitais com a premiação “Beyond Call of Duty for Covid-19” (Além do Dever para Covid-19) por sua atuação no tratamento humanizado no combate à Covid-19. O Hospital de Cubatão foi um dos três hospitais no Brasil a receber o prêmio concedido a 103 instituições de 28 países no mundo. A Fundação São Francisco Xavier mantém um contrato de prestação de serviços de saúde com o poder público municipal para administração do Hospital de Cubatão e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos, prezando sempre pela ética e transparência, pilares da FSFX em toda a sua trajetória.
Humanização e promoção da saúde
Incorporado às unidades de negócio da Fundação em 2017, o Hospital de Cubatão (HC) tem passado por implementações significativas em sua metodologia de atuação, processos e serviços, reflexo da cultura de excelência oriundas da gestão FSFX. O HC é um hospital geral de leitos de retaguarda, credenciado para atendimentos de baixa e média complexidades, com 32 especialidades médicas e prestação de serviços de traumatologia, ambulatório, internação, UTI, maternidade, centro cirúrgico e serviços de diagnóstico. A unidade apresenta evolução em seus indicadores hospitalares, com resultados operacionais mais expressivos, que refletem no aumento da promoção da saúde e do cuidado humanizado com os clientes.