Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

13 de maio de 2021

Hospital de Cubatão: reconhecimento de excelência e abertura de CEI na mesma semana

 | Jornal Acontece

O Hospital Municipal de Cubatão, no litoral de São Paulo, vive situação atípica nesta semana. Enquanto a gestão do Hospital recebe mais um Certificado de Proficiência, que atesta a eficiência da gestão, um grupo de seis vereadores abriu uma Comissão Especial de Inquérito – CEI, sob críticas.

Administrado pela Fundação São Francisco Xavier, o Hospital de Cubatão recebeu o Selo de Proficiência do Controllab, empresa que garante a excelência em ensaios clínicos. O Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como Controle Externo da Qualidade (CEQ), é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz para determinação do desempenho analítico do laboratório e requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais (ISO 15189, ISO 17025, PALC-SBPC/ML, DICQ-SBAC etc.) e órgãos regulamentadores.

A CEI da Câmara

No dia 11, os vereadores aprovaram a criação da uma CEI para apurar possíveis irregularidades cometidas pela FSFX. O requerimento, de autoria de Rafael Tucla (Progressistas), é subscrito pelos vereadores Tinho (Republicanos), Fábio Roxinho (MDB), Sérgio Calçados (PSB), Rony do Bar (PSD) e Alessandro Oliveira (PL).

Os vereadores dizem receber ‘milhares de reclamações de mau atendimento no Hospital por parte dos moradores’. Seriam denúncias de omissão de socorro, falta de estrutura e de privilegiar os pacientes do convênio.

Chateados por ‘não terem seus questionamentos devidamente respondidos pela Fundação’, o grupo apresentou uma lista de suspeitas que pretende investigar: se há débito da Fundação com a Prefeitura, se o contrato está sendo cumprido integralmente, e o ‘burburinho’ sobre fechamento do anexo.
A CEI será formada por sete parlamentares, com prazo de sessenta dias, a partir de sua publicação no Diário Oficial, para fazer a apuração dos fatos.

Resposta da Fundação

Em decorrência da informação divulgada referente à gestão do Hospital de Cubatão, FSFX esclarece que ainda não foi notificada oficialmente pela Câmara. A Fundação é uma entidade beneficente de assistência social que atua há mais de 50 anos nas áreas da saúde e educação, na administração com excelência de quatro unidades hospitalares em Minas Gerais e um em Cubatão.

O trabalho da instituição é marcado pelo atendimento humanizado e acolhedor, referência para outras unidades do Brasil. A entidade é pautada por uma atuação ética e transparente na administração de seus hospitais, e reforça que as contas do Hospital de Cubatão são públicas e estão acessíveis a todos. Inclusive a FSFX mantém um canal aberto, com equipe de ouvidoria dedicada a atender e ouvir a população.

Recentemente, a FSFX foi reconhecida pela Federação Internacional de Hospitais com a premiação “Beyond Call of Duty for Covid-19” (Além do Dever para Covid-19) por sua atuação no tratamento humanizado no combate à Covid-19. O Hospital de Cubatão foi um dos três hospitais no Brasil a receber o prêmio concedido a 103 instituições de 28 países no mundo. A Fundação São Francisco Xavier mantém um contrato de prestação de serviços de saúde com o poder público municipal para administração do Hospital de Cubatão e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos, prezando sempre pela ética e transparência, pilares da FSFX em toda a sua trajetória.

Humanização e promoção da saúde

Incorporado às unidades de negócio da Fundação em 2017, o Hospital de Cubatão (HC) tem passado por implementações significativas em sua metodologia de atuação, processos e serviços, reflexo da cultura de excelência oriundas da gestão FSFX. O HC é um hospital geral de leitos de retaguarda, credenciado para atendimentos de baixa e média complexidades, com 32 especialidades médicas e prestação de serviços de traumatologia, ambulatório, internação, UTI, maternidade, centro cirúrgico e serviços de diagnóstico. A unidade apresenta evolução em seus indicadores hospitalares, com resultados operacionais mais expressivos, que refletem no aumento da promoção da saúde e do cuidado humanizado com os clientes.      

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

13 de maio de 2021

Fundação São Francisco Xavier inaugura Centro Médico e unidade de Pronto Atendimento em Santos

Leia mais

13 de maio de 2021

129 milhões de pessoas desenvolveram depressão ou ansiedade durante pandemia

Leia mais

13 de maio de 2021

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.