Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

02 de janeiro de 2024

Hospital municipal apresenta resumo de ações promovidas ao longo de 2023

 | Jornal Acontece

A direção do Hospital Municipal de Cubatão (HMC) promoveu uma apresentação voltada à equipe de colaboradores e parceiros onde apresentou um resumo de ações que foram promovidas ao longo do ano. As iniciativas relacionadas ao trabalho de humanização e comunicação não violenta efetuadas no HMC foram destaque. Desde que assumiu, em 1º de março de 2023, a gestão, execução e operacionalização do Hospital, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) vem atuando fortemente num trabalho de comunicação efetiva não violenta e humanizada.

 

 

Conduzida pelo presidente da Comissão de Humanização do HMC, Marcelo Valle, a apresentação relembrou diversas ações que foram implementadas pela atual gestão, como por exemplo a biblioteca circulante, o batismo da baby girafa, a assistência humanizada ao parto no Centro Obstétrico, a promoção de visitas diferenciadas a pacientes de longa permanência, entre outras.

 

 

Iniciativas relacionadas ao trabalho voluntariado também se fizeram presentes, com recordações a respeito do projeto “Dia Feliz”, que promove visitas no hospital com o objetivo de oportunizar momentos de conforto e descontração através da música, entoando canções que criam uma atmosfera relaxante e proporcionam instantes de carinho e atenção aos pacientes; bem como a PET Terapia, método de intervenção terapêutica que consiste em tratamentos complementares realizados com o apoio de animais, que são treinados e cuidados para este fim, com total segurança técnica e higienização, excluindo qualquer risco. No caso do HMC, uma vez por mês, Mel e Bóris, cães da raça Golden Retriever, percorrem os quartos fazendo visitas e levando afeto a pacientes e acompanhantes; e, também, a iniciação do curso de interpretação de libras para os colaboradores, promovendo a inclusão. “Iniciativas como essas possibilitam a prestação de serviços de saúde de qualidade à comunidade, indo além do atendimento médico e humanizando todo o ambiente hospitalar”, considera Marcelo Valle.

 

 

Para, Dr. Newton Tomio Miyashita, diretor técnico do Hospital Municipal de Cubatão, uma comunicação efetiva no ambiente hospitalar é um dos principais meios para evitar erros na assistência, pois a assistência hospitalar perfeita é produto de ações engrenadas através de comunicação continua, enquanto erros de comunicação são responsáveis por eventos adversos evitáveis. “Na área da saúde, uma comunicação não efetiva pode custar a vida de alguém. Por isso, temos investido fortemente neste movimento de comunicação efetiva, não violenta e humanizada”, defende o médico ginecologista obstetra, com mais de 40 anos de atuação na área hospitalar.

 

 

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

 

 

O Hospital Municipal de Cubatão é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de Cubatão.

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

02 de janeiro de 2024

Complexo de Saúde Mental é inaugurado na Cidade

Leia mais

02 de janeiro de 2024

3ª etapa do Circuito de Rua de Cubatão acontece em 26 de maio

Leia mais

02 de janeiro de 2024

“Polícia Civil prende dois suspeitos pelo crime de latrocínio em Cubatão”

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.