12 de abril de 2024
Hospital Municipal celebra 27 anos
O Hospital Municipal de Cubatão (HMC) completou, em 9 de abril, 27 anos de fundação. Em respeito à data, a direção do HMC promoveu uma cerimônia, que contou com a presença do secretário-adjunto de Saúde Márcio Oliveira e do presidente da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco – gestora do hospital – Dr. Luis Antonio Picerni Herce. O evento foi marcado pela participação da banda musical da UME Padre José de Anchieta, que faz parte do projeto “Um toque de cidadania”.
De acordo com o secretário-adjunto de Saúde de Cubatão, ao longo de seus 27 anos de existência, o HMC passou por diversas transformações. “Neste momento, vivemos algo importante, que é a retomada da consciência por parte de nossos munícipes de que o HMC pertence aos moradores da cidade. A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco tem um papel importante na recuperação dessa autoestima do povo cubatense em relação ao hospital, já que as pessoas têm trazido até nós, da Secretaria de Saúde, respostas positivas quanto ao atendimento recebido”, declarou Marcio Luiz Amorim de Oliveira.
Em contrapartida, o diretor técnico do HMC, Dr. Newton Tomio Miyashita, agradeceu a Prefeitura de Cubatão pela oportunidade de estar à frente da administração do equipamento. “Estamos muito gratos em podermos servir à população cubatense. A SBCD tem realizado um trabalho muito sério e comprometido”, revelou.
Por fim, o presidente da SBCD, Dr. Luís Antonio Picerni Herce, lembrou que a entidade é a gestora do hospital há apenas pouco mais de um ano. “Ao longo desse período temos nos esforçado para identificar e promover os ajustes necessários, a fim de qualificar ao máximo esse equipamento, entregando um serviço de qualidade, mais ágil e mais humanizado, atendendo a população da melhor maneira possível. Para que isso se tornasse possível, temos recebido total apoio, tanto dos colaboradores quanto da administração municipal”, concluiu.
O Hospital Municipal de Cubatão é credenciado para atendimentos de média complexidade, com serviços de traumatologia, internação adulto e pediátrica, UTI, centro obstétrico, maternidade, centro cirúrgico e serviços de diagnóstico. Para isso, conta com equipe médica e assistencial multidisciplinar e administrativa capacitada e pronta para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O HMC é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco através de contrato de gestão junto à prefeitura do município de Cubatão.