Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

21 de fevereiro de 2024

Hospital Municipal promove curso de Libras aos colaboradores

 | Jornal Acontece

Ensino de libras é essencial para que se possa promover a inclusão das pessoas surdas, e é por meio dela que muitas vezes essas pessoas garantem suas interações culturais e sociais

 

 

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com mais de 10 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência auditiva. Sendo que, deste total, aproximadamente 3 milhões apresentam surdez profunda. Por conta disso, o Hospital Municipal de Cubatão (HMC), localizado no litoral paulista, deu início ao curso de tradução de Libras para os colaboradores da unidade. As aulas são ministradas pela tradutora e voluntária Mariléia Amaral da Silva, que atua na área há mais de 20 anos.

 

 

A Libras, Língua Brasileira de Sinais, é uma das principais formas de comunicação das pessoas surdas no país, seu objetivo é promover a comunicação e o acesso à informação das pessoas surdas, para que possam estar integradas à sociedade. O ensino de libras é essencial para que se possa promover a inclusão das pessoas surdas, e é por meio dela que muitas vezes essas pessoas garantem suas interações culturais e sociais.

 

 

A iniciativa foi idealizada pela Comissão de Humanização do HMC e faz parte do movimento de comunicação efetiva não violenta e humanizada adotado pelo Hospital. “A humanização é um conceito fundamental no ambiente hospitalar, pois reconhece a importância de tratarmos os pacientes sem distinção, independentemente de suas condições de saúde ou deficiências. Nesse contexto, a inclusão do curso de tradução de Libras para os colaboradores é uma medida essencial para garantir que todos os pacientes, independentemente de sua capacidade auditiva, recebam o atendimento e cuidado adequados”, afirma o presidente da Comissão de Humanização do HMC, Marcelo Valle.

 

 

Ao oferecer aos colaboradores a oportunidade de aprender a língua de sinais, o hospital demonstra um compromisso real com a inclusão e a humanização do cuidado. “A capacitação em Libras permite que os profissionais de saúde estabeleçam uma comunicação eficaz e empática com pacientes surdos ou com deficiência auditiva, assegurando que suas necessidades sejam compreendidas e atendidas de forma satisfatória”, complementa Marcelo Valle.

 

 

A inclusão do curso contribui para sensibilizar os funcionários sobre as barreiras de comunicação enfrentadas pelos pacientes surdos, promovendo uma maior empatia e confirmando, assim, o movimento de comunicação efetiva, não violenta e humanizada implementado no hospital. “Essa inclusão do curso de tradução de Libras para os colaboradores do hospital é uma medida essencial para promover a humanização no ambiente de saúde. Ao oferecer esta capacitação, está sendo proporcionada uma comunicação mais eficaz e inclusiva para todos os pacientes, independentemente de sua condição auditiva”, conclui o diretor técnico do HMC, Dr. Newton Tomio Miyashita.

 

 

O Hospital Municipal de Cubatão é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de Cubatão.

 

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

21 de fevereiro de 2024

Hospital Municipal dá início ao projeto de humanização “Construindo Juntos”

Leia mais

21 de fevereiro de 2024

Dia 28 de abril tem a ‘Festa da Carne Seca’ no Jardim Nova República

Leia mais

21 de fevereiro de 2024

Passeio Ciclístico ‘Bike é Vida’ ocorre neste domingo (28), no Casqueiro

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.