Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

26 de outubro de 2022

Idosos criam jogos eletrônicos e garantem mais qualidade de vida

 | Jornal Acontece
Mais do que desenvolver um jogo eletrônico, estimular habilidades como memória, lógica, planejamento e concentração, além da socialização entre idosos. Assim pode ser definido o Cérebro Ativo, programa promovido pela Prefeitura de Santos em parceria com a International School of Game (Isgame).
 
 
Com uma aula semanal de 1h30 de duração, realizada pelo professor Fábio Ota no Parque Tecnológico (Vila Nova), os idosos 60+ desenvolvem, de forma individual, um game de lógica e raciocínio. Utilizam um software profissional para criação de jogos, construindo cenários e situações diversas, como fugir de um inimigo ou ultrapassar uma barreira, por exemplo. 
 
 
Cada aluno estiliza seu game, com personagens, formas e cores próprias, criando assim um jogo único. Ao término de cada atividade, um café em sala de aula ainda promove a socialização entre os gamers 60+, tanto para debater o que foi aprendido, quanto para um bate-papo descontraído entre os novos amigos.
 
 
“O nosso objetivo não é desenvolver um game melhor ou pior, bonito ou feio. O principal objetivo é ativar o cérebro de diferentes formas, além de promover amizades e a socialização entre os idosos. Costumo dizer que aqui é uma academia de ginástica cerebral”, ressaltou o professor Fábio Ota.
 
 
A metodologia aplicada na aula também trabalha, de forma indireta, a prevenção do Mal de Alzheimer. Estudos apontam que atividades como a do Cérebro Ativo postergam o surgimento da doença, reduzindo inclusive os danos causados pela enfermidade.
 
 
Embora as aulas tenham sido iniciadas em agosto e tenham previsão de término em novembro, os jogos poderão ser aperfeiçoados ao longo de 2023, mesmo com abertura de novas turmas, segundo Ota. Atualmente o programa conta com quatro turmas, com 15 alunos cada.
 
 
 

ALUNOS

 
 
Entre os novos desenvolvedores de games está o aposentado Luizio Gallardo, de 64 anos. Após 42 anos trabalhando em uma indústria química, em Cubatão, o morador da Ponta da Praia agora prioriza cuidar do corpo e da mente. 
 
 
“Descobri o Cérebro Ativo com amigos de um grupo de surfe stand-up, que também é da Prefeitura. Santos é uma cidade que traz muita oportunidade para os idosos. Estou adorando aprender como se constrói um jogo eletrônico, além de fazer novos amigos. É maravilhoso aprender tanta coisa nova”, ressaltou.
 
 
Já Eliete Moblize, 68, é uma apaixonada pelo mundo dos jogos eletrônicos. Ela, que sempre vivenciou o tema entre seus familiares, não pensou duas vezes para se inscrever nas aulas. Eliete acredita que os games trazem muitos benefícios à saúde. “Gosto muito de computador e videogame e sempre joguei com as minhas netas. Sinto, inclusive, que o meu nível de concentração no dia a dia melhorou depois que iniciei as aulas. Acredito que pelo fato de focarmos em cada detalhe da construção do jogo”, explicou a moradora do bairro Gonzaga. 
 
 

EXPANSÃO

 
 
Para participar das turmas deste ano, os alunos tinham que ter alguns pré-requisitos como saber utilizar e-mail, programas de edição de texto e pesquisas na internet, além de ter familiaridade com o aplicativo Cérebro Ativo, disponível na App Store e Play Store.
 
 
A partir de 2023, a ideia do programa é expandir sua atuação, sem a exigência de idosos com conhecimento em internet. A execução e os resultados do Cérebro Ativo são acompanhados pela Coordenadoria Municipal de Políticas para a Longevidade (Copol) e vão ajudar na formulação de políticas públicas para idosos em Santos.
 
 
 
 
 
Foto:Francisco Arrais
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

26 de outubro de 2022

Concursos públicos na área de saúde recebem inscrições até segunda-feira

Leia mais

26 de outubro de 2022

Feira de Profissões envolve centenas de alunos de Santos com oficinas, palestras e visitas

Leia mais

26 de outubro de 2022

Casa das Culturas tem inscrições abertas para curso de narração de histórias

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.