08 de setembro de 2025
Inovação sustentável: Paradas transforma resíduos do manguezal em produtos úteis

Durante o Fórum Aliança Sustentável (FAS), realizado em Cubatão, Caio, integrante da iniciativa Paradas, apresentou um trabalho que alia extensão acadêmica, recuperação ambiental e sustentabilidade. A proposta nasceu da prática coletiva e busca levar soluções criativas diretamente para a comunidade.
Clique aqui pra ver a fala completa do Caio Reis
Clique aqui para assistir todas as palestras
A ação ganhou força a partir das limpezas no manguezal do Jardim Nova República. Em parceria com a Limpa Rio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAN), a própria Paradas e diversas instituições, foram retirados 1,1 tonelada de resíduos do ecossistema apenas na última atividade.
Caio destacou que os resíduos são apenas um reflexo de um problema maior. “A patologia em si é a falta de educação ambiental. Quando conseguimos aplicar esse conhecimento nos lugares certos, os resultados podem ser muito mais abrangentes. Fóruns como este são fundamentais para engajar pessoas e transformar essa realidade”, afirmou.
O diferencial do trabalho está na transformação do material recolhido em novos produtos. Exemplo disso são as tampinhas plásticas recolhidas no mangue, que passam a ser reaproveitadas em objetos duráveis e de qualidade, fortalecendo o consumo consciente.
“Transforma resíduos plásticos em Paradas sustentáveis de valor”, resume Caio, definindo a essência do projeto que conecta inovação, consciência ambiental e impacto social.
A iniciativa reforça o papel da cooperação entre sociedade civil, empresas e poder público para enfrentar os desafios da Agenda 2030 da ONU.