17 de outubro de 2025
Instituto José Bonifácio é criado para fomentar o desenvolvimento regional

Nova entidade busca impulsionar pesquisas e projetos de inovação voltados ao crescimento da Baixada Santista
O Instituto de Pesquisas Sociais José Bonifácio foi oficialmente criado durante cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (16), no Centro Português. A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento científico, tecnológico e social da região, estabelecendo parcerias com universidades e instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
Segundo o presidente do Instituto, José Geraldo Gomes Barbosa, a proposta é unir conhecimento e inovação para pensar o futuro da Baixada Santista.
“Queremos colocar a pesquisa, o desenvolvimento e a engenharia para pensar essa região nos próximos 30, 50 anos. Somente assim, vamos crescer”, destacou.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys, ressaltou a importância do novo instituto e o legado de José Bonifácio, patrono da Independência e defensor da educação pública.
“Ele acreditava no acesso de todos à educação de qualidade. Quando ensinamos uma criança hoje, estamos formando o adulto de amanhã”, afirmou.
Comendas e homenagens
Durante o evento, 35 profissionais de diferentes áreas — entre o setor público, a iniciativa privada, as Forças Armadas e instituições culturais e educacionais — foram homenageados com a Comenda e a Honraria José Bonifácio, em reconhecimento aos serviços prestados à região.
Uma homenagem especial foi feita a Arlindo Salgueiro, presidente do Movimento Pró-Memória José Bonifácio, por mais de 30 anos de atuação na valorização da figura histórica do Patrono da Independência.
Além disso, foi firmado convênio com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reforçando o compromisso do novo Instituto com a produção científica e o fortalecimento da educação superior.